1ª Exposição Itinerante de Bonecas Cirandeiras desembarca em Manacapuru e promete encantar visitantes no CAT do município
Por Débora Cristiny* |
Foto: Divulgação |
Ao longo do mês de abril, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é o cenário para a 1ª Exposição Itinerante das Bonecas Cirandeiras de Manacapuru, evento que promete encantar os visitantes com mais de 30 exemplares inspirados nas belas cirandeiras e personagens do renomado Festival de Ciranda da região.
Organizada pelo pesquisador, doutorando e professor Gernei Santos, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a exposição é fruto de sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH UCS), no Rio Grande do Sul. Intitulada “Turismo Flor-Esta Amazônia”, a mostra apresentará resultados parciais desse estudo, sob a orientação da renomada Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista.
Composta por 30 bonecas meticulosamente elaboradas, a exposição não só representa uma parte significativa da cultura local e do próprio festival, mas também se destaca como um elemento essencial na celebração e preservação da rica identidade cultural da região amazônica. Além disso, contribui para o desenvolvimento histórico, socioeconômico e educacional, valorizando o artesanato do município de Manacapuru, Amazonas, Brasil.
A proposta da exposição vai além das fronteiras locais, buscando cirandar a cultura pelo mundo, levando a manifestação cultural da dança e toda a riqueza artesanal para um público mais amplo.
Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência única que celebra a diversidade e a beleza da Amazônia.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru