20 de dezembro ou 3 de março? Conheça a história oficial da data de criação de Autazes
Por Bruce Andrade |
Fotos: Divulgação |
Com 66 anos de existência, o município de Autazes está localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas, sendo o décimo-sexto município mais populoso do estado do Amazonas e o quinto de sua microrregião. Também conhecido como a Terra do Leite, Autazes possui uma história curiosa em relação à data de sua criação.
Fundado pela Lei Ordinária nº 96 de 19 de novembro de 1955, só foi reconhecido como município no dia 20 de dezembro, quando a Lei foi publicada no Diário Oficial. Por ser recém-criado, não houve eleições diretas para que população pudesse escolher seus representantes legislativo e executivo. Dessa forma, nenhum governo tomou posse na ocasião.
Autazes só passou a ter prefeito meses depois, quando integrantes da família Taumaturgo Lobo (muito influente no município e próximos ao governador do Amazonas na época, Plínio Ramos Coelho), decidiram indicar alguém de confiança para assumir o cargo executivo. Somente em 3 de março de 1956, o novo prefeito de Autazes toma posse e assume o município pela primeira vez.
No ano seguinte, o então prefeito de Autazes resolve comemorar um ano de sua posse. A partir daí, todos os prefeitos seguintes passam a utilizar a data em comemoração ao aniversário do município.
Embora popularmente a data de criação de Autazes seja celebrada no dia 3 de março, pela lei, a data deveria ser celebrada no dia 20 de dezembro. É o que esclarece o professor e historiador, Mario Fernando Fragata da Cunha.
“Alguns anos atrás, eu fiz uma pesquisa no acervo histórico da câmara, desde a primeira legislatura e constatei que não existe nenhum registro sobre o dia 3 de março ser a data de criação do município. Então, para todos os efeitos, o único documento que existe na imprensa oficial referente à criação de Autazes, é a Lei nº 96 do dia 20 de dezembro de 1955. Então, até que se mude a lei, o aniversário de Autazes é 20 de dezembro.”, ressaltou.