Catar proíbe venda de cerveja também no entorno dos estádios da Copa do Mundo
Por Redação |
Foto: Divulgação |
As autoridades do Catar restringiram ainda mais o consumo de cerveja no torneio. Nesta sexta-feira (18), a família real do país decidiu proibir a venda de cerveja no entorno dos estádios, como a Fifa e o Comitê Organizador haviam anunciado.
Diante desta nova decisão, o único local em que haverá venda de cervejas para “torcedores comuns” será no Fifa Fanfestival, e apenas numa janela de quatro horas, entre 19h e 1h. Um copo de meio litro custa quase R$ 75 (ou US$ 14), a cerveja mais cara da história das Copas do Mundo.
“Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar. As autoridades do país sede e a Fifa vão continuar garantindo que os estádios e o seu entorno tenham uma área divertida, respeitosa e prazerosa para todos os torcedores. A organização do torneio aprecia a compreensão da InBev e o suporte contínuo ao nosso objetivo de atender a todos durante a Copa de 2022”, destacou a FIFA em posicionamento sobre o caso.
No início desta semana, tanto a Fifa quanto o Comitê Organizador haviam anunciado formalmente que haveria venda de cerveja no entorno dos estádios. O plano era iniciar a venda três horas antes do início de cada jogo (quatro horas na abertura e na final) e interrompê-la cerca de 40 minutos do apito inicial, para dar tempo de os torcedores entrarem nos estádios. Até isso agora está proibido.
Neste momento só haverá venda de cerveja sem álcool – do mesmo fabricante, ao preço de R$ 45. Também no início da semana, a Fifa e a empresa que paga para ser a fornecedora de bebidas da Copa do Mundo foram surpreendidas com uma decisão das autoridades do Catar de mudar os locais dos pontos de venda no entorno dos estádios.
A AB-Inbev paga 75 milhões de dólares a cada ciclo de 4 anos para a Fifa, em troca de ser a patrocinadora oficial de cerveja da Copa do Mundo.