Movidos pela Capoeira: um sopro de esperança para jovens do Ramal da Micade, em Presidente Figueiredo
Por Bruce Andrade |
Foto: Alex Coelho / Arquivo Pessoal |
Enquanto prepara o espaço para a prática dos movimentos intensos da capoeira, o professor Alex Coelho, explica aos seus alunos que a determinação e a humildade são fundamentais para o sucesso seja no esporte ou na vida.
Criado em 21 de setembro de 2022, o Projeto Social Movidos pela Capoeira, vem transformando vidas de crianças e jovens do Ramal da Micade, localizado no km 134 da BR-174.
“Atualmente, o Projeto atende alunos até a faixa dos 16 anos. Apesar da gente sempre falar sobre a essência do que é a capoeira, eu gostaria de proporcionar algumas melhorias para eles, como uniformes, instrumentos e outros equipamentos necessários para os treinos”, explica o Mestre Coelho.
Além de apresentar um esporte não tão comum no dia a dia da comunidade, o Movidos pela Capoeira tem como objetivo, reduzir a ociosidade dos jovens do Ramal da Micade, uma vez que, muitos deles não praticam nenhum tipo de atividade esportiva.
“Ao percorrer o ramal algumas vezes, eu notei um grande consumo de bebidas alcoólicas e drogas por crianças e adolescentes. Isso me chamou atenção e por isso resolvi criar o projeto”, explica Alex.
Por ainda ser recente, o Projeto Social Movidos pela Capoeira enfrenta algumas dificuldades básicas para a boa prática do esporte, um exemplo disso, é o local de treinos dos praticantes da modalidade: uma escola desativada que foi cedida pela comunidade e, que inclusive, necessita de reformas.
“Já tentei melhorar nossas condições de treino entrando em contato com várias secretarias e até mesmo com a Prefeitura de Presidente Figueiredo, porém, não obtive sucesso. Estou diariamente tentando algumas doações, mas até agora não consegui nada”, ressalta o professor.
Apesar das dificuldades enfrentadas no dia a dia, o professor Alex Coelho não pretende se dar por vencido, muito pelo contrário. Segundo ele, o objetivo é expandir o projeto para outras comunidades.
“O projeto é muito importante, e não queria parar pois a semente já foi plantada nas crianças. Tenho o objetivo e estender o projeto para outras comunidades do ramal e até mesmo para outros ramais. Mas necessito de apoio para seguir em frente”, ressalta Alex Coelho.
Quem quiser conhecer mais detalhes sobre o Projeto Social Movidos pela Capoeira e ajudar de alguma forma, é só entrar em contato com o Mestre Alex Coelho, pelo Facebook.