Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Músico e geógrafo da Amazônia, a trajetória de Cledilson Mendonça

Por Fernando Acioli |
Fotos: Acervo Pessoal Cledilson |

Daqueles encontros inesperados surgiu a conversa que se tornaria matéria prima para esse texto. Cledilson começou contando que estava muito feliz por ter realizado um sonho de gravar a música fauna e flora do amor, uma composição dele e do amigo Capanema em homenagem a Presidente Figueiredo.

“Capanema e eu começamos a compor essa música em 2007, infelizmente meu amigo faleceu e nossa composição estava inacabada, terminei a toada colocando a letra e melodia na última estrofe e mandei gravar em sua homenagem. A toada foi gravada em Parintins, pelo cantor e apresentador do Boi Caprichoso Edmundo Oran.”

O amor pela música desabrochou cedo, ainda criança ele já demonstrava encanto pelos instrumentos musicais. Mas, foi por meio de projetos sociais em Presidente Figueiredo que ele teve contato com a música nas aulas de violão e nas fanfarras.

“Eu domino quatro instrumentos: Violão, contrabaixo, teclado e trompete e em outros eu tenho uma base e noção.”

Cledilson é graduado em Geografia, com especialização em docência. Embora seja completamente apaixonado pela geografia, são seus conhecimentos musicais, que ele transmite aos seus alunos. É um grande professor, que utiliza a  música como recurso de aprendizagem.

“Hoje eu dou aula de música no CMAJ (Centro Municipal de Atenção à Juventude) e na Escola Deisy Lammel Hendges, me sinto orgulhoso com estas instituições.”

As fanfarras das escolas fizeram a percussão vibrar forte em seus ouvidos no início do seu contato com a música, mas os grandes artistas da MPB, sempre estiveram presente nas inspirações do músico, assim como os sons da natureza e a sua fé em Deus.

“Quando criança eu tive a oportunidade de conhecer a música em projetos sociais. Hoje eu devolvo essa oportunidade ensinando outras crianças e jovens a arte de fazer música.”

Ao lado da banda Virtude do Samba de Presidente Figueiredo, Cledilson teve a oportunidade de viajar e se realizar como artista. Com o violão ele também escreveu história atuando com a Cantora Raylla Araujo, nos teclados a parceria foi forte com o cantor Doreto, outro grande talento Figueiredense. A música gospel sempre fez parte da vida dele, atuou como músico de igreja em celebrações e shows.

Como educador social, ele atuou no projeto “Mais música na Comunidade”, levando educação musical para comunidades rurais da terra das cachoeiras. Atualmente ele faz parte do projeto de ensino de música na Comunidade Marcos Freire. Também é regente da Orquestra de Violão do município.

“Eu me vejo no futuro fazendo exatamente o que eu faço hoje, criando composições, gravando, fazendo amigos e parceiros e atuando em projetos de desenvolvimento cultural, é isso que quero pra minha vida.

#cultura #musica #presidentefigueiredo #jornalismo #NoArPortal

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura