A Secretaria de Saúde de Parintins, através da Vigilância em Saúde e Endemias, continua com as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. O mosquito pode ser o transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya entre outras doenças.
As equipes de agentes comunitários de saúde e endemias estão diariamente nos bairros e centro da cidade, visitando residências e fazendo ações educativas junto aos moradores, principalmente informando sobre a necessidade de evitar a acúmulo de água em vasos, pneus, piscinas, caixas d’água e outros recipientes.
O Amazonas emitiu boletim no dia 30 de janeiro, recomendando aos municípios e à população que fortaleçam os cuidados contra a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, trabalhar com a prevenção é com certeza a melhor forma de atuar na saúde pública. “Hoje temos um mosquito transmissor no município, e a possibilidade de termos pacientes infectados vindos de outros locais, o que pode ocasionar a incidência de casos. Pedimos para que a população fique alerta evitando o acúmulo de água parada”, orientou Clerton.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, informou que o município continua com o trabalho intensificado para justamente evitar que Parintins tenha casos elevados das enfermidades referentes relacionadas ao mosquito. “São orientações, educação e saúde, e estamos fazendo esse trabalho casa de conscientização da nossa população”, relatou.