Pecuaristas de Parintins são pioneiros no maior programa genético da bovinocultura nacional
Por Redação |
Parintins é o primeiro município do Amazonas a concluir 100% a primeira etapa do Mais Pecuária Brasil, com protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) aplicados em 47 fêmeas de bovinos de seis fazendas, na comunidade de São Sebastião do Boto. O atendimento gratuito aos pequenos criadores de gado de corte e de leite, com sêmen de touros da Alta Genetcis do Brasil, é resultado do Acordo de Cooperação Técnica em vigência da Prefeitura de Parintins com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer).
O maior programa nacional de melhoramento genético da bovinocultura é operacionalizado pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa). O titutar da pasta, Tião Teixeira, e o prefeito de Parintins, Bi Garcia, conquistaram o Mais Pecuária Brasil na Conafer, com capacidade de oferecer até 600 prenhezes anualmente. A estrutura do curral da Fazenda Vila Pontes foi cedida para os procedimentos de inseminação artificial feitos pelo técnico da Conafer, médico veterinário José Leandro Barbosa, e a equipe da Secretaria Municipal de Produção Rural.
Os seis primeiros criadores contemplados pelo Mais Pecuária Brasil, entre eles João Matelins de Souza, o Jango, da Fazenda Bom Viver, acreditaram na oportunidade de aumentar a qualidade do rebanho. “Temos que agradecer a toda equipe por ter chegado isso até aqui e a gente espera que dê certo”, destaca Jango.
José Domingos de Souza, que trabalha na pecuária há quatro décadas, incentivado pelo criador Jóssimo Teixeira Cardoso (in memorian), também aceitou o desafio do programa. “É uma história de muita luta. Fico grato e feliz por fazer parte desse projeto”, ressalta.
O criador João Pontes disponibilizou, sem ônus ao poder público, a estrutura de curral aos produtores locais para os protocolos de inseminação artificial serem funcionais e seguros. O médico veterinário da Conafer, José Leandro Barbosa, revela que o rebanho dos pecuaristas do Boto ganha inseminação artificial de sêmens de touros certificados das raças nelore e girolando, com excelente avaliação zootécnica. “O programa vai permitir aos produtores de carne e de leite se manterem na atividade, de forma lucrativa, trazendo benefícios econômicos ao município”, explica.
A Sempa já atua na renovação do Acordo de Cooperação do Mais Pecuária Brasil com a Conafer, para ampliar esse programa de melhoramento genético. A equipe operacional da secretaria que atua na realização do programa é coordenada pelo secretário Tião Teixeira, o responsável técnico, o zootecnista Ancelmo Rodrigues, a zootecnista Kaila Cerdeira, a médica veterinária Huanna Pontes, o zootecnista Rodrigo Martins, a chefe de departamento de pecuária, Kellen Abecassis, e o técnico em agropecuária, Józimo Ribeiro Neto.