Conheça o Centro Cultural Zé Amador, polo de educação e cultura em Presidente Figueiredo
Por Rodrigo Oliveira* |
Fotos: Rodrigo Oliveira |
Quem mora ou visita Presidente Figueiredo, certamente já se deparou com um espaço recheado de arte e cultura, localizado na área central da cidade. Idealizado por Antônio Amador de Oliveira, o “Centro Cultural Zé Amador”, promove oficinas de produção visual, batalhas de rap, dentre outras atividades.
A trajetória do Centro Cultural, teve início quando Antônio Amador achou uma travessia subterrânea e teve a ideia de criar um centro cultural, onde pudessem proporcionar aos jovens figueiredenses, oportunidades para que eles pudessem se desenvolver artística, social e culturalmente.
No início, Amador e sua esposa Maria Edileuza, tiveram a ideia enfeitar o local com a inserção de plantas, tornando-o mais colorido e repleto de cultura, passando de um lugar sujo e não frequentado para um lugar educativo com vários livros à disposição para leitura.
Atualmente, estudantes passam e chegam para procurar nos livros, um auxílio para fazer os trabalhos de escola e outras pessoas vem para ter mais conhecimentos, achados nos livros. Além de terem contato com todas as formas de cultura disponíveis no local, também podem comprar plantas diversas nativas da região amazônica.
Quer conhecer mais sobre a cultura de Presidente Figueiredo, visite o Centro Cultural Zé Amador, localizado na Avenida Massaranduba, sem número, centro.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo.