Ozéias Martins: o agricultor que plantou sonhos e colheu sucesso no ramal do Paulista
Por Fernando Acioli|
Fotos: Arquivo Pessoal de Ozeias |
Plantando sonhos, hoje o Portal No Ar conta a história de um agricultor que superou desafios e contribuiu para o desenvolvimento da sua comunidade. Ozéias Martins da Silva, 54 anos, é um produtor rural que vive no Ramal do Paulista, em Presidente Figueiredo, no Amazonas. Ele se dedica à cultura de frutas e hortaliças orgânicas.
Ozéias começou a trabalhar com agricultura há mais de 20 anos, quando decidiu trocar a vida na cidade pelo campo. Desde então, ele vem inovando na produção e na comercialização dos seus produtos, buscando sempre oferecer qualidade e sustentabilidade aos seus clientes.
Nesta matéria, você vai conhecer a trajetória de vida de Ozéias, as características e habilidades que o tornam um empreendedor rural bem-sucedido, os benefícios e os desafios de viver no meio rural e os seus planos e sonhos para o futuro.
Ele trabalha com agricultura desde 1995, quando decidiu trocar a vida na cidade pelo campo. Em 1999, ele teve a oportunidade de comprar uma posse no ramal do Paulista, onde por três anos trabalhou apenas usando a picada, pois não havia abertura de ramal. “Só em 2002 conseguimos reunir os posseiros e alugamos um trator da fazenda Santa Fé, e fizemos 10 km de abertura de Ramal”, conta Ozéias.
No início, ele e a sua família enfrentaram muitos desafios para produzir no ramal. A falta de acesso dificultava o transporte das mudas e a venda dos produtos.
“Perdemos muita produção por falta de acesso. Nossos primeiros plantios foram feitos carregando mudas nas costas por mais de 6.5 km”, lembra ele. Mas, aos poucos, a comunidade foi sendo formada com a chegada de outras famílias. “Hoje a comunidade tem mais de 100 famílias, 42 km de ramal, e o Paulista é um dos ramais mais produtivos de Figueiredo”, afirma ele.
Depois, Ozéias conseguiu algumas melhorias que facilitaram a sua vida no campo. A chegada da energia elétrica, do carro e da organização da cooperativa e da associação de micros e pequenos produtores foram fundamentais para o seu desenvolvimento. “A vida melhorou muito depois que o carro chegou na porta. Nossa participação na organização da cooperativa e da associação tem facilitado a vida de muitos com a comercialização da produção para a merenda escolar. Permitindo ter acesso a aquisição de veículos e equipamentos para melhorar o trabalho no campo”, explica ele.
Atualmente, Ozéias se dedica à cultura de frutas e hortaliças orgânicas. Ele cultiva citros, bananas, coco e açaí, e vende os seus produtos para o mercado local e regional. Ele também tem planos para o futuro. “Nossas próximas metas é construir uma agroindústria familiar, com energia solar”, revela ele.
Por fim, Ozéias conta que a sua história tem motivado outras pessoas a respeito da produção rural. Ele diz que recebe muitas visitas de estudantes, pesquisadores e outros produtores que querem conhecer o seu trabalho e aprender com ele. Ele se sente orgulhoso de viver na roça e de contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade. “Por isso temos muito orgulho de viver na roça”, conclui ele.
Ozéias Martins é um exemplo de empreendedor rural que transformou a sua paixão pela agricultura em negócio. Ele superou desafios, inovou na produção e na comercialização dos seus produtos, e contribuiu para o desenvolvimento da sua comunidade. Ele também inspira outras pessoas que querem viver da produção rural, mostrando que é possível ter qualidade de vida e sustentabilidade no campo. Ozéias é um plantador de sonhos que colhe frutos de sucesso.