Com a paleta da experiência: a arte de Raymundo da Costa, pintor de 84 anos
Por Rodrigo Oliveira* |
Fotos: Rodrigo Oliveira |
O município de Presidente Figueiredo é mundialmente conhecido por ser a Terra das Cachoeiras, mas também por ser um celeiro de grandes artistas em diversas áreas. Um deles, é o pintor Raymundo da Costa, de 84 anos.
Conhecido por suas pinturas, muitas das quais apresentam as paisagens naturais de Presidente Figueiredo, Raymundo baseia sua arte em suas memórias de décadas atrás, quando costumava andar de barco pelos rios do interior da Amazônia. Com o tempo, as lindas paisagens memorizadas acabaram servindo de inspiração para serem jogadas em suas telas, fazendo assim, belas obras de arte.
Pintor desde a juventude, Raymundo é formado em Contabilidade e vive na Terra das Cachoeiras desde 1978, sendo uma das pessoas que ajudaram a construir a cidade ao fundar cerca de 50 comunidades.
Com uma vida bem vivida e repleta de histórias, Raymundo tem na pintura a perpetuação de seu legado. “Meu principal objetivo em minhas obras é não perder minhas memórias, então guardo elas em minhas pinturas”, confessa o artista.
Apesar das dificuldades enfrentadas no dia a dia, Raymundo continua pintando e suas habilidades em retratar as belezas da Terra das Cachoeiras continuam a inspirar quem tem contato com suas obras.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo.