Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a história de Walter Bezerra, piloto de lancha que atua com o transporte de passageiros em Autazes

Por Erick Sebastião* |
Foto: Erick Sebastião |

Seja atuando em um táxi, ou dentro de um ônibus, em um avião ou em uma lancha, a verdade é que sem os profissionais de condução presentes no nosso dia a dia, a jornada do brasileiro não seria nada fácil. Muitas dessas pessoas abrem mão do descanso do lar e cedinho já se dirigem aos seus postos, com o intuito de não só exercer bem o seu trabalho e obter sua renda para sustentar sua família, como também, ajudar os outros trabalhadores ou viajantes a continuarem suas jornadas, movimentando assim, a economia e e o turismo no país.

Em Autazes, entre os profissionais de condução estão os Pilotos de Lanchas e Embarcações da cidade, que atuam no ramo do transporte fluvial, eles são essenciais, pois ajudam a manter a movimentação e o fluxo de viajantes e mercadorias, tanto na cidade quanto na estrada de Autazes (AM 319).

Um exemplo disso, é o piloto de lancha, Walter Bezerra Bittencourt, que trabalha com o transporte de passageiros em sua lancha há 10 anos. Sua jornada no transporte público começou em 2013 quando comprou uma vaga de Piloto de Lancha no Cais da cidade e, desde então, vem retirando sua renda por meio de seu trabalho.

“Eu amo o meu trabalho e acima de tudo, reconheço a importância que ele tem para o desenvolvimento de Autazes”, relata o piloto.

Apesar de se sentir realizado em sua profissão, Walter não esconde as dificuldades enfrentadas no dia a dia, principalmente com a diminuição no fluxo de passageiros, devido às condições precárias da BR-319.

“Eu tenho muito apresso pela minha missão e sou muito grato também, pois acima de tudo ter um trabalho honesto e adquirir minha renda por meio deste é muito bom, mas infelizmente uma dificuldade que todos nós trabalhadores do ramo da condução enfrentamos atualmente é em relação às pontes quebradas na BR-319, o que afeta bastante o fluxo de viajantes e passageiros, além de mercadorias e compras que vem aqui para a região”, conclui.

Atualmente, o cais de Autazes se localiza no centro da cidade, em frente a escadaria de entrada do município. As embarcações iniciam seus percursos às 5h da manhã, saindo a cada 1h até às 9h, em seguida seguem suas atividades até 19h, saindo a cada 45min.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes.

#transportefluvial #lancha #autazes #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Transportes