Pesquisa do Campus Ariquemes se destaca na Rondônia Rural Show Internacional 2023
Por Redação |
Foto: Divulgação |
Desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, o Projeto Cultivo de Tambaqui foi divulgado aos que foram conferir a 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que ocorreu de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná , incluindo comunidade acadêmica, produtores rurais, demais representantes do agronegócio e população rondoniense em geral. O projeto de pesquisa é Coordenado pela Professora de Engenharia de Pesca, Raica Esteves Xavier Meante.
Caracterizada como feira de tecnologia e oportunidades dos negócios voltados ao agronegócio do estado, a Rondônia Rural Show é realizada anualmente pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). As atividades ocorrem no município de Ji-Paraná, cidade que fica no centro do estado, o que privilegia o acesso e a logística para a realização do evento.
Segundo a Professora Raica, a RRS Internacional surgiu com a necessidade de buscar novas tecnologias e práticas mais eficazes para a produção agropecuária rondoniense, proporcionando assim o desenvolvimento econômico e social do estado. “Neste sentido, o projeto de pesquisa de Ariquemes tem como meta o fomento científico à introdução de uma nova modalidade de produção na piscicultura de Rondônia. Esperando-se que o sistema de bioflocos possa gerar indivíduos mais saudáveis e resistentes a parasitas devido a alimentação suplementar com bactérias heterotróficas presentes no sistema e, assim, proporcionar uma microflona intestinal de maior diversidade e melhoria na imunidade”, explica a docente.
Conforme a Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Ariquemes, Stéfanny Rochelly Klaus Sales Oliveira, o Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp/IFRO/Campus Ariquemes) fundamenta que o desenvolvimento de pesquisa aplicada e a consequente colocação das mesmas a serviço da sociedade, através do mecanismo da inovação, fortalece a cadeia produtiva e possibilita a adoção de estratégias para solucionar adversidades.
Peixes em Rondônia
O IFRO Campus Ariquemes vem ao longo dos anos desenvolvendo pesquisas voltadas para o cultivo de peixe em cativeiro. A unidade participou ativamente na 10ª Rondônia Rural Show Internacional 2023 com o projeto: Cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema de bioflocos na recria para melhoria da sanidade e desempenho zootécnico. A piscicultura é uma atividade presente em muitas propriedades rurais, tendo a criação do tambaqui como a principal espécie. O município de Ariquemes contribui, em grande parte, para que Rondônia ocupe a primeira posição de produção de tambaqui no país.
Durante o evento a pesquisadora e seus colaboradores explanaram sobre a metodologia e esclareceram dúvidas sobre a pesquisa e benefícios que trará para o produtor. Foi montada estrutura com tanque circular, em material de vinil com tela galvanizada para sustentação: medindo 1 m de altura e 2,6 m de diâmetro, com volume total de 4,3 m³.