Para promover a inclusão , Ji-Paraná forma primeira turma do curso de libras
Por Redação |
Fotos: Divulgação |
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta semana a formatura do curso básico de libras. 81 pessoas participaram da formação, no auditório da Semed (1º distrito). As aulas iniciaram no dia 28 de março, com duração de 40 horas.
Os participantes receberam conteúdo sobre alfabeto, saudações, números, advérbio de tempo, verbos em libras, alimentos em libras, pronome, expressão facial e corporal, dias da semana, meses e ano, profissões, material escolar, componente curricular, família, frutas, animais, cores e vestuários, interpretação em libras de diálogos e músicas.
A coordenadora de Ensino de Libras, Bruna Monteiro, destacou que o curso teve o objetivo de promover a inclusão do surdo na sociedade. “Mesmo sendo o nível básico, já é possível que a pessoa se comunique com o surdo em diversas situações do cotidiano”, afirmou.
O curso é dividido em três modalidades: básico, intermediário e avançado. Inicialmente, as vagas eram para profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME) e as vagas remanescentes foram abertas à comunidade que também participou da primeira etapa da capacitação.
A modalidade intermediária inicia no dia 6 de junho. Para ela, estão disponíveis mais 30 vagas, sendo 15 para o período da manhã e 15 à tarde. A pessoa que tiver interesse pode realizar a inscrição até sexta-feira (2), por meio do link https://docs.google.com/forms/