Após anos de espera, Prefeitura anuncia o retorno do Festival Folclórico de Autazes
Por Erick Sebastião* |
Fotos: Junior Silva e Erick Sebastião |
No início da semana, a Prefeitura Municipal de Autazes divulgou em suas redes sociais o retorno de uma das festas culturais mais populares do município, o Festival Folclórico de Autazes.
Segundo o ex-professor de geografia e apresentador do festival por 15 anos, Mário Fernando Fragata da Cunha, a edição 2023 do Festival Folclórico de Autazes ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho, na Arena do Parque de Exposições Jair de Menezes Tupinambá, e contará com várias apresentações, como quadrilhas, cirandas, danças e a presença dos Garrotes Mineirinho e Diamante Negro (antigo douradinho).
Em entrevista exclusiva ao Portal No Ar, Fragata não escondeu a alegria de poder reviver um evento tão querido e que faz parte da história de tantas pessoas em Autazes.
“Esperamos que nesse ano o festival retorne da melhor maneira possível, que nunca mais precisemos nos despedir dessa festividade tão prezada e que todos nós possamos aproveitar ao máximo esse evento que retrata a beleza da cultura Amazonense e Autazense”, ressaltou.
Até o momento, não foram divulgados mais detalhes sobre a programação do Festival.
Sobre o Festival Folclórico de Autazes
Com uma longa história, iniciada em 1973, o Festival Folclórico de Autazes foi criado em comemoração ao primeiro aniversário da Escola Estadual Raymundo Sá, sendo na época, apenas uma pequena festinha. Pouco tempo depois, a “festinha” foi crescendo e acabou sendo transferida para a quadra da Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana onde já era realizado um outro festejo, chamado de Mini Festival Folclórico de Autazes.
Com o passar dos anos, o evento passou a ser cada vez mais conhecido pela cidade, tendo o seu auge no ano de 1989, quando começou a receber o apoio da Prefeitura e passou a ser realizado anualmente como um evento municipal, já possuindo o nome de Festival Folclórico de Autazes.
Ainda no ano de 1989, o festival ganhou uma série de novas atrações, como: grupos de quadrilha, de ciranda e algumas apresentações, além da presença dos Garrotes Douradinho e Mineirinho que dançavam e competiam nas festas.
Em 1994, devido a criação do Festival do Leite, esse evento acabou perdendo força e permanecendo “esquecido” até 2008, quando uma nova edição foi realizada novamente, mas sem muita regularidade.
No ano de 2018, o Festival Folclórico de Autazes teve sua última apresentação, onde permaneceu parado desde então até o ano de 2023, que promete marcar a retomada permanente desse Festival tão querido pelo povo autazense.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes.