Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça Victor Samuel Cabral, jovem cineasta figueiredense que tem se destacado com sua arte

Por Rodrigo Oliveira* |
Fotos: Rodrigo Oliveira e Divulgação |

Hoje o Portal No Ar conta a história de Victor Samuel Cabral, de 16 anos. Cineasta em Presidente Figueiredo, o jovem encontrou sua vocação no mundo do cinema criando filmes de curta metragem e explorando sua criatividade com roteiros originais. Para ele, não há obstáculos intransponíveis nesse caminho. O segredo, segundo Victor, é ter pessoas com energia, ideias e habilidades de interpretação para dar vida aos seus projetos.

Para o jovem cineasta, no universo cinematográfico, tudo é possível quando se tem tempo ou uma imaginação fértil.

“Hoje em dia, contamos com recursos valiosos para enriquecer histórias e personagens, como figurinos, câmeras , além de atores e atrizes. P processo de produção de um filme não é tão complicado assim. Os verdadeiros pilares para o sucesso são as ideias, a escrita e o roteiro”, ressalta o diretor que diz ainda: “0 roteiro é o alicerce que guia produtores, atores e diretores, fornecendo todas as orientações necessárias para a produção do filme”.

O roteiro é a raiz de tudo, permitindo que você assuma um ou vários papéis, conforme suas habilidades e necessidades. No entanto, seguir à risca a história escrita nem sempre resulta em acertos instantâneos. É preciso gravar, regravar e buscar a atuação certa. Montagens, cortes e revisões constantes fazem parte do processo até que o produtor esteja satisfeito e pronto para lançar sua obra para o mundo.

Victor sempre curtiu muito os filmes e via várias coisas acontecendo na tv que elas de certa forma o facinavam, ” quem nuncas gostou de um filme de ação, como: ulguns carros caindo, e várias outras coisas, e ver que aquilo ali era possível, sem você prejudicar o real, então desde de muito pequeno eu sempre quis fazer isso,”. Com um tempo

Desde muito jovem, Victor sempre curtiu muito os filmes e assistia várias coisas que passavam na TV, que de certa forma o fascinavam, como por exemplo: batidas de carro, explosões, etc. “Era incrível perceber que aquilo era possível, sem causar danos no mundo real”, relembra Victor.

A partir daí, Victor passou a nutrir o sonho de criar algo semelhante. Começou fazendo vídeos caseiros com sua família e assim foi. Registrando filmes, danças e músicas e sempre aproveitando ao máximo cada oportunidade que aparecia, para poder dar o seu melhor.

Reconhecimento

No fim do mês de maio, foi realizado em Presidente Figueiredo, a 1ª Mostra de Cinema Galo da Serra, evento com entrada gratuita e que reuniu dezenas de pessoas, no auditório da prefeitura de Presidente Figueiredo, na noite desta sexta-feira (26/05).

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), a mostra contou com oito produções audiovisuais do município, resultado das oficinas de cinema e meio ambiente, realizadas pela prefeitura, em 2021, com incentivos da Lei Aldir Blanc.

O público presente ao evento assistiu à todas as produções, comendo pipoca e depois, acompanharam a premiação e homenagens da noite, com direito a fotos com os artistas e profissionais de direção.

Entre os homenageados da Mostra, estava Victor Samuel Cabral, estudante do ensino médio, que também participou com o curta Mago ao Cubo, produzido e estrelado por ele, após participar das oficinas de audiovisual.

“Meu sonho é ser diretor de cinema e, participar desses cursos me trouxe muito aprendizado. Caí de cabeça, com todas as forças e energias, e aprendi muito. A escrever roteiro, direção de fotografia, e o meu curta ficou em primeiro lugar”, conta Victor, orgulhoso da conquista.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo.

 

 

#cinema #cultura #presidentefigueiredo #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura