Viva o Verde: projeto de distribuição de mudas tem mudado a paisagem da área urbana de Presidente Figueiredo
Por Rodrigo Oliveira* |
Fotos: Acervo Pessoal de Giselly |
Hoje o Portal No Ar vai contar a trajetória de vida de Giselly Zacarioski Guerra, de 34 anos, que trabalha na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Presidente Figueiredo (SEMMAS).
Giselly trabalha em um projeto de distribuição de mudas, que faz parte de um projeto macro chamado “Quem Ama Cuida” e que tem como objetivo específico distribuir para a população figueiredense mudas de árvores de várias espécies, visando o cultivo particular. Já o objetivo geral é aumentar na área urbana o número de espécies beneficiando o ar e a fauna local, que usa as árvores como fonte de alimentação e proteção.
“Hoje o Viveiro Municipal, que faz parte da SEMMAS, trabalha com diversas espécies, desde as ornamentais, frutíferas e florestais, como por exemplo, andiroba, ipê, flamboyant, tento, fruta pão, cupuaçu, rambutan, cacau, açaí, bacaba, manga, araçá, roseira, ixoria, croton, hibisco, dentre outras”, explica Giselly.
Ainda de acordo com Giselly, o trabalho exercido na SEMMAS representa não apenas a execução de uma atividade proposta pela pasta, mas também a possibilidade de unir o trabalho com algo que ela tem uma grande identificação.
“Além de amar a natureza e ser apaixonada por plantas desde a infância, esse trabalho representa algo muito especial para mim de modo particular, pois nele eu sou duplamente paga, pois além de receber como todo mundo que trabalha e tirar o sustendo do que faz, eu estou fazendo algo que me traz prazer e satisfação pessoal e social. Ou seja, pra mim é a realização de um sonho”, ressalta.
A iniciativa que tem feito a diferença na vida de inúmeras famílias, promete impactar ainda mais os moradores e visitantes de Presidente Figueiredo, só que dessa vez, de uma forma mais ampla. É o que afirma Giselly:
“Eu faço parte especificamente de um setor novo dentro da secretaria que executará futuramente outros projetos, relacionados ao paisagismo e arborização pública da cidade”, finaliza.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo.