Oficinas de sabão ecológico reduzem impacto ambiental do descarte de óleo de cozinha em Parintins
Por Redação |
Foto: Peta Cid/Divulgação |
As Oficinas de Sabão Ecológico reciclando o óleo de cozinha vêm contribuindo para reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte no meio ambiente. Esta semana mais uma oficina foi concluída pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), aplicada pelo facilitador João Batista, Tita Teixeira. Vários empreendedores e donas de casa receberam a certificação.
O objetivo é produzir um sabão a partir de óleo usado, com qualidade semelhante aos produtos comerciais.
Nas oficinas, os técnicos orientam os participantes de que o óleo, quando descartado de forma incorreta, pode gerar graves problemas econômicos e ambientais. A reciclagem desse resíduo para a produção de sabão é uma forma atrativa porque agrega valor ao resíduo.
“O óleo de cozinha, se não descartado corretamente, pode entupir tubulações ou poluir a água. Um único litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de águas”, ressalta a coordenadora de educação ambiental, Thayssa Matos. Ela atesta que a fabricação de sabão vem se mostrando uma alternativa interessante para a reciclagem do óleo usado, além de gerar de renda para as famílias.
O instrutor ambiental Tita Teixeira comemora a participação da comunidade nas oficinas realizadas pela Sedema e a satisfação de compartilhar o conhecimento e evitar a degradação do meio ambiente.