Jovem atleta de Presidente Figueiredo tem sido destaque em competições de lutas no Amazonas
Por Liriel Lopes* |
Foto: Acervo pessoal de Allan |
Diariamente, o jovem Allan dos Santos Damasceno, de 17 anos, coloca em prova o seu comprometimento e perseverança ao conciliar os estudos com os treinos diários luta livre wrestling e jiu-jitsu, esportes nos quais o atleta, apesar de jovem, vem conquistando diversos títulos e se destacando a nível regional.
Para conciliar os treinos com às atividades, ele tem um cronograma básico. Estuda das 07h30 às 16h40, ajuda nos deveres de casa das 17h09 às 18h30. A partir das 19h, o jovem sai para academia treinar.
Os títulos ganhos pelo atleta são: Campeão Amazonense Wrestling nos JEA’s; 1° lugar no Amazon Grand Slam; 1° lugar no Amazonense de jiu-jitsu Olímpico; 2° lugar no Amazon Warriors e 3° lugar no Norte Brasil.
O jovem enfrenta inúmeros desafios para alcançar patrocínio e acompanhamento com nutricionista, além da falta de apoio da gestão pública com investimento no esporte que pratica.
“Eu pretendo seguir essa carreira como profissional. Estou determinado a alcançar meus sonhos e objetivos”, ressalta.
A perspectiva do atleta é terminar os estudos, continuar focado na carreira esportiva e, acima de tudo, transformar a vida de sua família através do esporte.
O jovem Allan dos Santos conta que sua família é seu maior apoio e incentivo para continuar lutando pelo sonho de ser um atleta profissional.
Trajetória no esporte
Apesar de atualmente ser um atleta de destaque, a jornada de Allan no esporte é marcada por inúmeras dificuldades. Natural de Presidente Figueiredo AM, teve no irmão mais velho a inspiração para a prática de esportes. Aos 8 anos de idade começou a treinar, mas em pouco tempo, precisou abandonar os treinos devido a falta de estrutura onde morava. Cinco anos depois, retomou a rotina de treinamentos, mas que não durou muito tempo, tendo que ser interrompida novamente. A nova tentativa de se dedicar ao esporte, ocorreu com 16 anos.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo.