Saiba como agir diante do extremo calor e do fenômeno El Niño em Autazes
Por Erick Sebastião* |
Fotos: Divulgação |
Nos últimos meses, o verão tem mostrado todo o seu brilho no Amazonas, trazendo calor intenso aos Amazonenses, que aproveitam para realizar diversas atividades nessa que é conhecida como uma das melhores estações do ano. Infelizmente, nessa estação, o calor do verão tem se mostrado forte demais, devido a presença de um fenômeno climático chamado de El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, gerando muitas variações climáticas ao redor do mundo.
Esse fenômeno costuma acontecer em torno de 2 à 7 anos, e no Brasil, pode ocasionar em secas extremas, elevação da temperaturas, chuvas intensas, modificação dos ventos e desastres naturais. Em Autazes, esse fenômeno já é muito presente, e juntamente das queimadas, tem gerado muitas complicações à vida dos moradores locais, seja pela grande presença de fumaça que cobre todo o céu do município e pelo calor e vapor extremo, ou pela falta de conscientização da própria população sobre como agir diante da situação.
Em vista disso, a Secretaria do Meio Ambiente de Autazes (Semman) juntamente da Prefeitura, estabeleceu estado de emergência no município devido às queimadas e outros fatores derivados do calor, e disponibilizou algumas dicas de como agir, sem prejudicar a natureza além da saúde e do bem estar da população.
Em entrevista à secretaria de Meio Ambiente de Autazes, Elaine Galvão, secretária do Meio Ambiente, explicou um pouco sobre esse período e deu algumas dicas sobre como agir. Segundo a responsável pelo órgão, é importante acima de tudo conscientizar a população à evitar as queimadas, pois no período seco em que nos encontramos, qualquer faísca pode gerar um grande incêndio, e como já vem acontecendo no próprio município, ocasiona a destruição de moradias, devastação da natureza, poluição do solo e do ar pela ação da fumaça, além de gerar complicações respiratórias e gerar até mesmo morte aos moradores.
Ainda segundo Elaine, é importante evitar a queima de destroços ou lixos domésticos, em vez de queimar, devemos separar alguns materiais que podem ser reutilizáveis e descartar o resto com cuidado durante a coleta de lixo da prefeitura. Ao limpar os quintais, não é permitido a queima de folhas secas, em vez disso, podemos reaproveitá-las para gerar comida para as próprias plantas e árvores, em outros casos, ao entrar em contato com a prefeitura, também se é possível contatar gratuitamente o caminhão de lixo para retirar alguns destroços e lixos da sua casa, despejando-os em local adequado sem precisar queimar. O uso de máscaras também é importante para prevenir a inalação de fumaça, principalmente para crianças e idosos. Ao sair, é recomendável usar um guarda-sol para se proteger e se hidratar bastante, evitar esforços contínuos ao sol é outra dica, pois previne insolações, queimaduras, envelhecimentos precoces, câncer de pele e enfartes agudos do miocárdio.
Também é importante voltar o olhar para os pets e as plantas, hidratar bem e dar alimentação adequada, proteger em locais fora do contato direto com o Sol e ficar atento à sintomas de queimadura ou insolação. “Precisamos mudar nosso jeito de pensar e lembrar que nossas ações prejudicam a nós mesmos, não temos um corpo de bombeiros atuante no município e nem possuímos materiais suficiente para atuar direto no combate das queimadas, pedimos à população que pense nas famílias autazenses e nos próprios funcionários do meio ambiente, que se arriscam diante de tantos desafios, comprometendo a si mesmo e a saúde”, ressaltou.
“Moradores já perderam casas e bens devido à fogo que fizeram para limpar o quintal de suas casas e que saiu fora de controle, hoje em dia é impossível você acordar sem se deparar com uma nuvem de fumaça que cobre o município inteiro da cidade ao interior, por isso, com essa nova lei, vamos impor essa regra à população, pedindo mais uma vez para que tenham cuidado com a Natureza e com as suas saúdes”. disse.
A nova lei criada no município, já entrou em vigor na última quarta-feira (6), e poderá impor multas em dinheiro até cadeia à moradores envolvidos com focos de incêndio e queimadas no município, para mais informações de prevenção, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Autazes.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes.