Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Marciele Albuquerque representa a força dos povos indígenas da Amazônia em delegação “Vem do norte” presente nos EUA

Por Carlos Alexandre|
Fotos: Arquivo Pessoal/Marciele|

A cunhã poranga do Boi Caprichoso, Marciele Albuquerque do povo Munduruku está em Nova York nos EUA onde participa do Climate Week promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A indígena que participa do maior evento cultural e folclórico da Amazônia, o Festival de Parintins, em solo norte americano, também representa os povos originários da região juntamente com outras representatividades da região.

“Nossa voz também é a voz dos povos indígenas, dos caboclos, dos ribeirinhos, das questões socioambientais, voz dos negros, mulheres, somos a Amazônia, somos o boi Caprichoso e a luta dos nossos ancestrais”, escreveu Marciele.

A cunhã poranga está nos EUA a convite da ONU para contribuir com as discussões sobre as mudanças climáticas no mundo e, em especial, na região amazônica. “Não dá pra discutir assuntos tão importantes sem a nossa presença: os amazônidas. Nada sobre nós, sem nós”, bradou.

Marciele Albuquerque Munduruku participou de atividades com o a ministra dos povos Indígenas Sônia Gujajara, com o ativista Dj Alok e várias lideranças indígenas do país. Ela ainda esteve na Marcha pelo Clima que teve como tema o fim da produção de combustíveis fósseis que tem apresentando consequências para o planeta como o aquecimento global.

Marciele integra o grupo “Vem do Norte” que estiveram presentes nas reuniões do Pacto Global, entretanto, não estiveram representantes políticos oficiais da região amazônica no Forum. “É foi exatamente por essa falta de representação que nós da ‘Vem do Norte’ nos juntamos e estamos aqui para ocupar esses espaços”, concluiu.

#ONU #Amazonia #mudançasclimáticas #PovosIndígenas #PactoGlobal #VemdoNorte #ClimateWeek #Parintins #NoArPortal

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura