Porto de Manacapuru: patrimônio da cidade e fundamental para o desenvolvimento da região
Por Eduardo Melo*|
Fotos: Eduardo Melo/Divulgação |
O Porto de Manacapuru sempre foi de grande importância não só para o embarque e desembarque da população local, mas também para o embarque e desembarque de mercadorias vindas de municípios próximos como Caaparinga, Anamã, Manaquiri, Novo Airão, Anori e Beruri.
O local começou a ser erguido com a construção do chamado muro de arrimu, com o objetivo de conter as erosões que ocorriam na beira do cais, ainda no início do mandado do prefeito Pedro Rates de Oliveira, entre os anos de 1976 e 1982.
Ao longo dos anos, o local foi recebendo melhorias e, assim, foi se formando o cais do porto, que atualmente conta com uma praça e é um dos principais pontos turísticos de Manacapuru.
Em entrevista exclusiva ao No Ar Manacapuru, Robson Rogério Teles, de 55 anos, lamenta que atualmente o porto do cais não estar com as melhores condições para embarque e desembarque da população. “O embarque é muito precário durante as secas, pois tudo que estava ao nosso alcance acaba ficando distante, e o fato da estrutura do porto ser antiga, acaba dificultando ainda mais as coisas, contudo, o porto do cais é essencial para a cidade”, conclui Robson.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru.