Igreja de Cavaco: conheça a história de um dos principais pontos turísticos de Rio Preto da Eva
Por Layla Alencar*|
Foto: Claudemir Andrade |
Há muito tempo atrás, um dos pontos turísticos mais visitados em Rio Preto da Eva, hoje conhecido como Igreja de Cavaco, funcionava como uma capela ecumênica e era usada para a celebração de missas, cultos e reuniões administrativas.
Logo após Rio Preto da Eva ter decretada sua elevação à categoria de município, a capela foi esquecida e chegou a se transformar em ruínas. Nessa época, o ponto ainda era localizado na atual sede da prefeitura, em frente a escola municipal Alegria de Saber.
Em 2008 foi reconstruída em um novo espaço, localizado na AM-010, no morro à esquerda, sentido Itacoatiara.
A Igreja de Cavaco foi reinaugurada em 30 de maio de 2008, o seu nome foi dado em homenagem ao Senador já falecido, Jefferson Peres, a planta do local tem autoria do arquiteto brasileiro, Mario Severiano Porto.
Formado por três esculturas, oferecendo uma ampla zona de estação, banheiros, fonte e uma vista panorâmica de toda a cidade, além de mais uma pizzaria para a população do riopretense e visitantes.
Ao lado da igreja, também foi inaugurado um grande monumento em forma de forno de farinha, construído com ferro e concreto para prestigiar as atividades agrícolas do município.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rio Preto da Eva.