A produção de artesanato como uma alternativa de renda para o município de Itacoatiara
Por Nivea Tamer* |
Fotos: Débora Farias |
Em Itacoatiara, um projeto inovador tem florescido, transformando materiais e vidas. Na linha de frente estão Débora Farias Gomes (bolsista), Daiane Oliveira Medeiros (coordenadora) e Izabele Martins Castro (voluntária). A iniciativa “Empreendedorismo e Sustentabilidade: a produção de artesanato como uma alternativa de renda para o município de Itacoatiara/AM”, desabrochou como uma promissora alternativa para impulsionar a economia local, financiada pelo Edital n° 001/PROEX/IFAM.
O projeto tem como objetivo central contribuir para a comunidade itacoatiarense por meio de oficinas especializadas na produção de vasos de argamassa, buscando gerar uma renda alternativa e revitalizar a economia do município.
Alcançando mulheres, homens e jovens, todos motivados pelo interesse em iniciar um novo negócio com um diferencial crucial: a sustentabilidade. O projeto não se limita a moldar vasos de argamassa ele também mentes e corações. Através das oficinas, onde são tecidos um emaranhado de conhecimentos sobre a produção de artesanato sustentável, proporcionando uma base sólida para a geração de renda.
As mulheres que participam do projeto não apenas absorvem novas habilidades, mas dão vida a empreendimentos sustentáveis. Agora, são artífices de negócios criados a partir de seus talentos e da arte que descobriram em si mesmas.
Das oficinas para lares, as alunas começaram a produzir peças em seus domicílios, não apenas moldando argamassa, mas também moldando o futuro de suas comunidades. As conquistas não foram apenas financeiras, mas sim, da promoção da autonomia social e econômica, fortalecendo os alicerces da comunidade itacoatiarense.
A ação não se restringe apenas a uma faixa etária, mas também à classe da Melhor Idade da Associação Mãos Solidárias, proporcionando novas técnicas e uma vitalidade para aqueles muitas vezes esquecidos. É uma prova de que o aprendizado e o empreendedorismo não têm limites de idade.
O projeto “Empreendedorismo e sustentabilidade: A produção de artesanato como uma alternativa de renda para o município de Itacoatiara/Am” não é apenas uma história, é um capítulo inicial de um livro que ainda tem muitas páginas por escrever, muitas vidas por transformar. Assim, em Itacoatiara, as sementes plantadas continuam a germinar, florescer e espalhar.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara.