Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Além dos números: a história de Diléia Scatamburlo rumo ao ensino em Ji-Paraná

Por Izabelly Keityane*|
Fotos: Arquivo Pessoal de Diléia|

Diléia da Silva Brun Scatamburlo, aos 40 anos, é uma educadora que se destaca não apenas pelos seus anos de experiência, mas pela história que levou a se tornar professora em Rondônia. Desde tenra idade, Diléia mostrou habilidades na comunidade, influenciando positivamente as pessoas ao seu redor. Aos 10 anos, já ministrava aulas aos primos, confeccionando seus próprios materiais didáticos.

Ao ingressar na faculdade, a escolha inicial pela pedagogia foi moldada pelas circunstâncias financeiras de sua família. Ela havia perdido o vestibular por atrasos no ensino médio, resultado da falta de professores. No ano seguinte ingressou na Universidade Federal de Rondônia para cursar física, mas a frustração diante de lacunas no conhecimento a levou a mudar para a licenciatura em matemática em outra instituição.

Após concluir o curso, Diléia foi convidada para ministrar aulas no Senac, marcando seu retorno ao meio acadêmico após uma década. Em 2019, ela aceitou o desafio de cursar o mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, concluindo com sucesso em 2022. “Foi um processo desafiador, após 10 anos fora do meio acadêmico, mas recompensador. Aprendi que o conhecimento é contínuo, e nunca deixei de estudar. A busca pelo aprendizado constante é meu lema de vida”, compartilha Diléia.

Em seguida, Diléia enfrentou um concurso estadual e conquistou sua vaga como professora de matemática, dando vida ao seu projeto educacional.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná

#educacao #biografia #docencia #Rondonia #Jiparana #NoArPortal

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação