Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Silvia Pacheco: uma história de dedicação ao esporte e à educação em Presidente Figueiredo

Por Liriel Lopes*|
Fotos: Arquivo Pessoal|

No ano de 1984, chega no município de Presidente Figueiredo, Silvia Miquilina Pacheco de Souza de 62 anos, natural de Parintins-AM, a mesma ainda cursava o ensino médio na capital Manaus, onde cursava especialização dos Professores no colégio interno Centro de Informação em Treinamento dos Professores, onde descobriu o amor por praticar o esporte, corrida, futebol de campo, voleibol, e futebol de salão. Na época a mesma só tinha somente a magistério por ser atleta, gostar muito de esporte, a mesma representou as empresas Sanyo de Eletro-Eletrônicos, e a CCE- do distrito industrial, como atleta fundista participando da Corrida Duque de Caxias ficando sempre como primeira colocada.

Após 2 anos morando no município e devido o envolvimento com o esporte, o primeiro prefeito de Presidente Figueiredo Mário Jorge Gomes da Costa designou a para ser primeira Professora de Educação física e coordenadora de esportes. Onde começou a dar aulas na escola estadual Maria Calderado para os alunos da 1ª e 4ª série, que na época ainda era municipal. Com a ajuda de amigos estudou em Manaus no mesmo colegial o Adicional de Educação física onde sofreu juntamente com os colegas a falta de transporte para ir estudar na cidade.“ no início quando comecei a dar aulas eu e meus colegas éramos regime especial, acabavam as aulas nós ficávamos desempregados e eu tinha que me virar pra me manter, saia vendendo jornais, e sempre busquei trabalhar até iniciar as aulas novamente, não era fácil dar aulas no interior,” contou.

Em 2002 a Professora estudou o curso superior na UEA sendo a primeira turma no município cursando Licenciatura em Educação física, onde cursou Licenciatura Plena em
Educação física pela Universidade Nilton Lins do Amazonas, e a pós graduação em Psicomotricidade. A professora teve que ir para Portugal fazer o Mestrado na universidade de Madeira, onde estudou as disciplinas que não tinha na universidade Nilton Lins e por falta de professores a mesma teve que ir para fazer sua especialização.

Silvia Pacheco, reside há 39 anos em Presidente Figueiredo e atualmente dar aulas na escola Estadual Maria Eva dos Santos. “ Para o meu município espero um futuro brilhante para a juventude, onde podemos ter escolas estruturadas e um ensino de boa qualidade para os Jovens.”

*Do Projeto Jovens comunicadores de Presidente Figueiredo

#educacao #biografia #esportes #melhoriacontinua #presidentefigueiredo #amazonas #noarportal

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação