Dose de proteção: Presidente Figueiredo e outros municípios do Amazonas iniciam vacinação contra dengue em fevereiro
Por Redação|
Fotos: Agência Brasil|
Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou a lista de cidades contempladas com as doses da vacina ‘Qdenga’ contra a dengue, marcando um avanço significativo na prevenção da doença. No Amazonas, a distribuição abrange principalmente municípios próximos a região metropolitana de Manaus, como para Presidente Figueiredo.
O Governo Federal planeja distribuir 750 mil doses em 500 municípios de 16 estados. A seleção desses locais foi rigorosamente baseada em critérios estabelecidos pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Amazonas, o Ministério da Saúde escolheu estrategicamente 12 municípios para receberem a vacina: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.
A vacina ‘Qdenga’ tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, considerados o grupo mais suscetível a hospitalizações devido à dengue, conforme destacado pelo Governo Federal. A aplicação das doses, a cargo das prefeituras, iniciará em fevereiro, seguindo um esquema completo de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A participação de Presidente Figueiredo nesse programa de imunização ressalta o compromisso do município com a saúde pública e a prevenção de doenças, promovendo a segurança e o bem-estar da população local.