Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Moradora do Jorge Teixeira de apenas 21 anos detectou mais de 40 asteróides

Por Louise Silva |
Foto: Reprodução |

A manauara de apenas 21 anos, Geovana Souza Ramos, criada no Jorge Teixeira e atualmente residindo no  município de Tianguá, interior do Ceará, onde cursa Licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Sobral), recebeu honraria em Brasília após detectar mais de 40 asteroides em projeto do Ministério da Ciência com a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

A jovem concluiu o ensino médio em 2017, no IV Colégio Militar da Polícia Militar, localizado no bairro Grande Vitória, zona leste. Por ser apaixonada por ciência desde criança, escolheu estudar no Ceará, que é uma referência em seu campo de atuação.

Um dos objetivos da universitária é conquistar o Prêmio Nobel. “Trazer o Nobel para nosso país é comprovar o quão nossa ciência é desenvolvida, ainda que sem tanto orçamento governamental. O cientista brasileiro chama atenção mundial, tendo que, muitas vezes, sair do país para ganhar reconhecimento”, comentou.

Geovana participou do projeto Caça Asteroides MCTI, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com a NASA, que foi realizado de junho a novembro deste ano, onde a jovem detectou 46 asteroides, tornando-se a pesquisadora mais jovem a realizar uma descoberta dessa escala.

Ao fim do projeto, Geovana recebeu o certificado de reconhecimento assinado agência nacional e foi convidada pelo MCTI a participar da 18º Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em Brasília, 9/12 de 2021, onde recebeu uma medalha e certificado de honra ao mérito entregue pelas mãos do astronauta e Ministro da Ciência Marcos Pontes. 

Ramos possui um canal no Youtube e Instagram, onde fala sobre conteúdos científicos como astrofísica e ciência. 

Para saber mais sobre os asteroides veja o vídeo > https://youtu.be/fBYPWTYncF4  . 

 

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação