Conheça a trajetória do professor Moisés Bezerra Santos em Rorainópolis
Por Natália Trindade*
Foto: Arquivo Pessoal
Moisés Bezerra Santos, 48, veio para Rorainópolis em 1997, para conhecer os parentes durante um breve período. Durante a estadia aceitou um convite para ministrar aula em uma escola na Vila Equador e se estabeleceu. Hoje, já leciona há 27 anos no município.
Moisés é de São Luís (MA) e quando chegou em Rorainópolis já tinha magistério, o que o deixava apto para lecionar. Ele também cursou Letras com aplicação em espanhol e se formou em 2004 pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Moisés também foi aprovado em dois concursos públicos, em 2002 e 2007.
Com o tempo, Moisés continuou aprimorando sua formação, realizou três pós-graduações e busca fazer o mestrado. Seu maior desafio foi se manter estudando ao mesmo tempo em que trabalhava como professor, tendo que estudar nas férias de julho e dezembro e também deixar a família para ir a Boa Vista, onde usava a biblioteca para estudar.
“Como a internet também não tinha tantos avanços como hoje, era bem complicado, estudava nos livros mesmo”, ressalta.
Atualmente, Moisés, que é professor de português e ensina alunos de 13 a 18 anos, planeja a aposentadoria para ficar mais perto da família no Maranhão. Ele aconselha que quem deseja seguir a profissão de professor precisa de empenho e foco durante a gestão da carreira.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rorainópolis