Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Ciranda Tradicional: a majestosa história de tradição e paixão da ciranda do bairro Terra Preta

Por Debora Cristiny* |
Fotos: Reprodução Instagram Ciranda Tradiconal |

A Ciranda Tradicional, originária da Escola Estadual José Seffair, no bairro Terra Preta, periferia de Manacapuru, continua a escrever sua história de tradição e glórias. Ao lado da Flor Matizada, a Tradicional foi uma das pioneiras desse estilo de dança e música folclórica, polarizando as torcidas nos primeiros festivais. Posteriormente, a Guerreiros Mura surgiu, ampliando a rivalidade entre as cirandas.

Apesar de possuir apenas cinco títulos, o último deles foi conquistado em 2023, no mais recente festival de cirandas. Suas cores emblemáticas são o vermelho, dourado e branco, e seu símbolo é uma coroa dourada, motivo pelo qual seus torcedores a chamam carinhosamente de “Majestosa”. A Torcida Organizada da Tradicional (TOT) é conhecida por proporcionar verdadeiros espetáculos à parte nas arquibancadas durante os anos 1990 e 2000.

Assim como a Tradicional, outras cirandas também possuem suas torcidas organizadas, cada uma com seu adjetivo característico. Enquanto a Matizada chama sua torcida de “família”, os seguidores da Guerreiros Mura são conhecidos como a “nação guerreirense”.

Essa rica história de tradição e rivalidade entre as cirandas de Manacapuru continua a encantar e mobilizar a comunidade local em torno dessa manifestação cultural tão significativa para a região.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru

#ciranda #tradicional #cultura #manacapuru #amazonas #noarmanacapuru

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura