Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a trajetória de Ilenilda Pereira, referência por seu trabalho com artesanato em Coari

Por Andria Kamilly* |
Fotos: Andria Kamilly |

Ilenilda Pereira da Costa ou simplesmente Ilê como é conhecida, é uma mulher dedicada, de 41 anos, casada e mãe de três filhos. Sua trajetória como empreendedora e artesã é marcada pela determinação e amor à arte. Há oito anos, encontrou sua paixão pelo artesanato, especialmente trabalhos em crochê e tapetes feitos de sacolas plásticas de supermercado.

Em novembro de 2015, uma simples compra de canetinhas com flores de emborrachado para presentear às professoras da Escola Sabatina de sua igreja, despertou sua criatividade e um sonho. Nesse momento, Ilê ecidiu então aprender sozinha, dedicando-se a aprimorar suas habilidades no artesanato através de vídeos online e enfrentando os desafios de uma conexão de internet limitada.

Através desse sonho ela se dedicou a abrir seu próprio negócio e por ser cristã, sua fé a impulsionou a fazer um propósito com Deus: o dinheiro das vendas das canetinhas seria doado para ajudar na compra do telhado da igreja. Em pouco tempo, suas canetinhas se tornaram populares, impulsionando-a a expandir seu negócio para outras peças de emborrachado.

Com o apoio da família e colegas de trabalho, enfrentou a escassez de cursos de artesanato em sua cidade e a falta de vontade de outros artesãos em compartilhar conhecimento. Mesmo assim, persistiu e, em 2017, fez seu primeiro curso de flores de emborrachado e, em 2018, realizou o tão sonhado curso de bonecas de pano pelo Sebrae para aperfeiçoar ainda mais suas habilidades.

Em 2019, diversificou seu trabalho para incluir o feltro, explorando novas oportunidades no ramo infantil e na decoração.

Com a chegada da pandemia em 2020, adaptou-se, investindo na venda de tecidos para confecção de máscaras e artigos de armarinho.

Apesar das dificuldades e da falta de reconhecimento inicial em sua cidade, Ilenilda perseverou, expandindo sua loja em casa e tornando-se uma referência local no mercado de artesanato infantil e decoração. Seu lema para outros empreendedores é claro: “Nunca deixe de correr atrás daquilo que você sonha. Não olhe para os obstáculos, siga em frente com foco, garra e determinação que as bênçãos chegarão no momento certo”.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Coari

#empreendedora #artesanato #armarinho #coari #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Biografia