Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

1ªTurma do Curso de Direito da UEA/COARI realiza a II Jornada Jurídica no município, com tema: Juntos contra a violência doméstica

Por Anthony Lopes* |
Fotos: Arquivo da turma de Direito |

Os acadêmicos do Curso de Direito do município de Coari do Núcleo de Estudos Superiores de Coari (NESCO-UEA), sob a orientação do Dr. Jeferson Quadros e com o apoio da Gerente do Núcleo, Professora Gleides Medins, organizaram a II Jornada Jurídica. O evento teve como foco a conscientização no mês da Mulher, com o tema “Juntos contra a violência doméstica”.

Segundo dados da 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) e divulgada pela Procuradoria da Mulher do Senado, três em cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. O estudo revela que a incidência de violência doméstica é maior entre mulheres de baixa renda, afetando mais de 25,4 milhões de brasileiras em algum momento de suas vidas.

Diante desse cenário alarmante, a turma de Direito de Coari elaborou uma programação com palestras e rodas de conversa para abordar essa temática tão relevante.

A primeira palestra ocorreu em 20.03, ministrada pela renomada Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Tânia Valéria. Em sua apresentação, ela discutiu os diferentes tipos de violência doméstica, seus aspectos e as mudanças ao longo do tempo.

No dia seguinte, 21.03, os Defensores Públicos do Município, Dr. Thiago Torres e Dr. Enio Barbalho, trouxeram reflexões sobre o contexto histórico dos direitos e conquistas das mulheres no Brasil, além de abordarem a importância da Lei Maria da Penha. As palestras foram abertas à sociedade coariense e contaram com certificação de horas complementares e distribuição de materiais informativos.

Em 22.03, os alunos visitaram escolas de ensino médio locais para palestrar sobre violência doméstica, enriquecendo o conhecimento dos estudantes e promovendo discussões essenciais sobre o tema. Durante as visitas, foram aplicados questionários para coletar dados que serão apresentados no dia seguinte, 23.03, em uma roda de conversa e debate que encerrará com um café da manhã a II Jornada Jurídica da 1ª Turma do Curso de Direito de Coari.

Essas iniciativas educativas são fundamentais para empoderar a população local e estimular a busca pelos seus direitos. A disseminação do conhecimento é essencial para promover a igualdade de gênero e combater a violência doméstica.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Coari

#mentoria #direito #coari #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cidadania