Estudantes da Escola Estadual Raymundo Sá realizam encenação da Paixão de Cristo em Autazes
Por Vitor Lopes* |
Fotos: Jr.editfotografia |
Na quarta-feira, 27/03, os estudantes da Escola Estadual Raymundo Sá realizaram uma grande encenação da Paixão de Cristo. Elizangela da Silva Duarte, professora de história e coordenadora da peça contou em entrevista ao No Ar Autazes, sobre como foi a experiência e objetivo do projeto.
“Esse projeto está voltado para o tema ‘Paixão de Cristo’ despertando no aluno a importância, o significado, o respeito da data, além de saber e pensar na importância que Jesus teve e tem em nossas vidas”.
Pensado como uma ação que se dedica a estudar e compreender a partir da racionalidade para melhor entendimento e aquisição do aprendizado, a atividade foi baseada nas realizações de peças teatrais, filmes, rodas de conversa, vídeos, gravações, produção e confecções de materiais facilitando efetividade e estímulos dos estudantes na hora do aprender.
A Paixão de Cristo é uma encenação de uma das histórias mais conhecidas pela humanidade, que contempla a condenação, a cruz, morte e ressurreição de Jesus Cristo, representada com estéticas que possuem qualidades emocionais. Ao unir dramaturgia, efeitos especiais, cenografias e figurinos, os estudantes promoveram um momento de alegria e fé.
A encenação
O elenco da peça contou com a participação de 120 estudantes de todas as turmas do ensino médio no turno vespertino, além de professores, pais dos estudantes, e o gestor da escola.
“Sabemos que realizar este projeto não é fácil. Temos que pensar em quem vai atuar, no cenário, figurinos, ornamentação, confecções em geral etc. Não tivemos tempos suficiente com apenas 15 ensaios que eram realizados no 5° tempo, porém, no final deu tudo certo”, ressaltou Elisângela.
Durante a interpretação tratral, alguns aestudantes também prepararam um coral para interpretar a canção “Tá Chorando Porque?”.
É importante ressaltar que este projeto não pertence a nenhuma denominação religiosa. É um projeto educacional interdisciplinar, que apresenta várias vantagens para os professores em sala de aula, possibilitando integração dos alunos a diferentes conhecimentos.
“Não posso descrever a felicidade que senti em presenciar o empenho a dedicação e o talento de cada um. O trabalho em equipe e o comprometimento com a qualidade artística resultaram em uma experiência emocionante e impactante para mim e para o público presente. Espero que este momento fortaleça ainda mais o vínculo entre eles e os encoraje a continuar explorando seus talentos”, concluiu a educadora.
Sobre o Projeto
Tendo sua 1ª edição em 2021, a encenação da Paixão de Cristo foi um projeto elaborado pela professora Elizangela, como forma de estímulo da aprendizagem da hisória pelos alunos. Com o sucesso da primeira encenação e com a permissão do gestor da escola, o projeto passou a ser realizado anualmente na unidade de ensino.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes