Conheça a história de um filho de Autazes que realizou o sonho de formar em medicina
Por: Sara Souza/Equipe No Ar
Foto: Divulgação
O município de Autazes é repleto de filhos que causam orgulho e que conquistam seus sonhos através dos estudos com muita batalha, suor e dedicação. Um deles é Eude Vale Neto, que se formou em medicina no final de 2021.
O dr. Eude Vale contou em entrevista exclusiva ao Portal No Ar que, o desejo de ser médico surgiu quando ainda criança e sua mãe foi acometida de uma doença. “Quando eu ainda era bem criança, minha mãe teve miomatose, e ficava indo de médico em médico, e aí eu falei para ela que quando eu crescesse eu me tornaria médico e cuidaria dela”, disse Vale.
Com o passar dos anos e com os rumos que a vida foi tomando, o dr. Eude passou a dedicar seu tempo a vida religiosa e exerceu a função de pastor tanto em Manaus, quanto em Autazes. E através da palavra de Deus, ele passou a ajudar as pessoas no âmbito espiritual e sua missão em pastorear vidas fez florescer ainda mais esse desejo de ajudar as pessoas na área da saúde.
Antes de se formar em medicina, Eude se formou e atuou como técnico de enfermagem e passou no Enem, através do Prouni, para o curso de Enfermagem, onde chegou a cursar alguns semestres. Segundo Eude, ao saber da notícia que havia conquistado bolsa no curso tão sonhado, mal conseguiu acreditar de tanta alegria.
“Quando me ligaram falando que eu tinha sido contemplado com uma bolsa de 100% para o curso de medicina, eu nem acreditava. E quando eu entreguei os documentos de confirmação para ingressar no curso, eu saí da sala e chorei muito, porque sabia quanto foi difícil conseguir essa vaga. Foi um momento emocionante e único para mim”, disse ele.
Dupla rotina
Mas quem pensa que alcançar esse sonho foi algo fácil ou de pura sorte, engana-se, pois a trajetória para chegar a tão esperada formatura foi repleta de lutas, tentativas, e dupla rotina, pois além de estudar arduamente para ingressar no curso de medicina, Eude precisava trabalhar para sustentar a si e sua família. Por inúmeras vezes, ele ia direto do plantão de técnico de enfermagem para as aulas, além das dificuldades iniciais de ter que se aprofundar em assuntos que ainda não conhecia.
“No curso todo enfrentei desafios, desde as primeiras matérias elementares em que os professores diziam que não precisavam se aprofundar no assunto porque já havíamos visto no ensino médio, mas eu não tinha conhecido esses assuntos. Então eu tinha que estudar isso sozinho e ir atrás para compreender. Além da questão de precisar trabalhar para arcar os custos. Trabalhava a noite e chegava na faculdade com muito cansaço, mas eu precisava vencer aquele sono e estudar mesmo, sempre olhando para o alvo”, comenta o médico.
O dr. Eude Vale Neto é a prova viva de que com muitos esforços, dedicação e fé é possível realizar grandes sonhos, inclusive aqueles que parecem impossíveis aos olhos humanos, devido a origem simples e as dificuldades do dia a dia. Para ele, toda sua trajetória é um reflexo da gratidão e alegria que tem em seu coração, que é firmado pelo ato de servir.
“Quando Deus me mostrou que eu podia servir as pessoas além do lado espiritual; no ponto de vista da saúde, eu entendi que era da vontade d’Ele. Por isso eu me sinto muito feliz em poder servir as pessoas”, concluiu o profissional de saúde.
Ao encerrar a entrevista, o dr. Eude Vale fez menção de agradecimento a todos aqueles que o incentivaram, acreditaram e fizeram parte da sua história e dessa nobre conquista: Primeiramente a Deus, a fonte de toda graça aos pais, sr. Alderico e dona Terci, que lhe deram a vida, a sua esposa Antônia Elisângela Silva Pereira que sempre o apoiou, a Igreja Batista Regular de Autazes, a Igreja Batista Regular da Graça, de Manaus que oraram por ele, na pessoa do pastor Welligton Cartaxo, que o apoiou enquanto fazia o curso de medicina, a todos os irmãos da Igreja Batista Regular Antioquia que também oraram e o apoiaram, e uma dedicação especial in memoriam ao sr. Antonio Rodrigues, por todo incentivo e tudo que ele fez.