
Projeto ‘Ártrua Graffiti Estudantil’ transformará muro do porto de Parintins em galeria de artes
Por Redação|
Fotos: Miguel Carneiro|
O muro do estacionamento do Porto de Parintins está prestes a se transformar em uma galeria de artes a céu aberto, graças ao projeto ‘Ártrua Graffiti Estudantil – Mural Povos Imigrantes de Parintins’. Este projeto, contemplado no Edital 06/203 da Lei Paulo Gustavo para ações de apoio à cultura hip-hop, tem como objetivo revitalizar o espaço e lançar novos talentos na cena do Graffiti parintinense.
Sob a liderança do professor e artista visual Miguel Carneiro, o projeto iniciou no último sábado (06) com um curso gratuito de aerografia e Graffiti para estudantes da rede pública, acima de 14 anos. “Nosso objetivo é revitalizar o mural do Porto da cidade, celebrando a diversidade cultural e étnica de Parintins. Pretendemos incentivar novos talentos, especialmente femininos, e dar protagonismo aos estudantes da rede pública”, explicou Carneiro.
O curso, que acontecerá aos sábados, irá preparar os alunos para planejar e produzir um layout de 120 metros de comprimento e 3 metros de altura, baseado em pesquisa sobre os povos imigrantes de Parintins. O resultado dessa pesquisa culminará na arte final para a pintura do mural em 2024.
“Nosso objetivo é repassar todo conhecimento adquirido no Graffiti para as futuras gerações, contribuindo assim para a valorização do patrimônio público”, afirmou Miguel Carneiro.
Para 2024, o Coletivo Ártrua expandiu e se transformou em Instituto, com um novo endereço para melhor atender crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em arte urbana e cultural.
Oferecimento:

