De Maués para Itacoatiara: a trajetória de Rafael Castro e o Guarana Sapó
Por Jasmin Viana Alves* |
Foto: Arquivo Pessoal |
Rafael da Costa Castro, jovem empreendedor de Itacoatiara, faz parte de uma família dedicada ao comércio de guarasuco na cidade. Filho de Carlos da Silva Castro e Maria do Socorro Fonseca, é proprietário do Guaraná Sapó, uma barraca localizada na avenida Mário Andreazza, em frente à Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
A história do empreendimento Guaraná Sapó teve início em 2016, quando os pais de Rafael se mudaram de Maués para Itacoatiara, com a intenção de comercializar o guarasuco, uma bebida vitaminada à base de guaraná e enriquecida com especiarias para realçar o sabor. A família encontrou uma demanda crescente pelo guaraná no município.
Rafael relembra que os pais, ao chegarem de Maués, montaram uma pequena barraca e o negócio se tornou um sucesso..
“A partir das vendas, os negócios evoluíram dia após dia até alcançarmos o patamar atual, com muita dedicação e esforço árduo, nós conseguimos prosperar. Para mim esse empreendimento é mais do que uma fonte de renda, representa também a essência da nossa história”.
O Guaraná Sapó funciona todos os dias, das 8h às 23h30, e conta com uma equipe de quatro funcionários dedicados ao sucesso do negócio.
Reconhecido na cidade, o Guaraná Sapó atrai um amplo público-alvo, incluindo a comunidade local e visitantes de outras regiões que vêm especialmente para degustar o delicioso guarasuco.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara