Valciane Rodrigues: a arte culinária na alimentação escolar
Por Larissa Elias*|
Fotos: Arquivo Pessoal|
Aos 41 anos, Valciane Rodrigues Costa é uma figura emblemática nas escolas por onde passa. Sua história como merendeira teve início em 2017, quando ingressou na Escola Estadual Walton Rodrigues Bizantino. De lá para cá, sua dedicação e talento culinário a levaram a ocupar também o cargo de secretária nas escolas Walton Rodrigues Bizantino, Miriam Sakiyama e Santina Felizola, em Maués.
Questionada sobre os desafios da profissão, Valciane destaca a falta de conhecimento das leis que regem o cargo, a estrutura das cozinhas e a valorização da profissão. No entanto, ela ressalta que essas questões têm sido supridas pela AVAMSEG – Associação dos Administrativos que os representa e orienta com base nos documentos que regem o cargo. “É um orgulho ser merendeira e poder colaborar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a educação se faz além das salas de aula”, afirma.
Além de sua dedicação ao cargo, é reconhecida por suas habilidades culinárias. Sua comida é elogiada por alunos, professores e funcionários, sendo considerada uma verdadeira artista na cozinha. Com sua criatividade e cuidado, a profissional transforma a alimentação escolar e encanta a todos.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Maués