11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional será realizada de 20 a 25 de maio em Ji-Paraná
Da Redação*
Foto: Divulgação/ Daiane Mendonça
A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional será realizada entre os dias 20 e 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a programação completa já foi divulgada no site oficial do evento.
Durante seis dias de evento, visitantes terão a oportunidade de participar de atividades voltadas para o desenvolvimento da agricultura e pecuária na maior feira do agronegócio da região Norte.
A programação também conta com palestras e workshops ministrados por especialistas, em temas como: tecnologia agrícola, sustentabilidade, manejo de culturas e criação de animais.
O evento é aberto à população e também apresenta trabalhos que estão sendo desenvolvidos para recuperação de nascentes, estudos científicos para otimização de recursos em propriedades rurais, além dos destaques que vêm do campo, a exemplo da degustação de todas as variedades de café produzidas em Rondônia, doces, bolos, salgados, embutidos e demais artigos para consumo.
A feira reúne membros do agronegócio de todo país, além de comitivas internacionais, a exemplo de representantes diplomáticos das Embaixadas do Quênia, Costa do Marfim, Bolívia e Peru, além dos Escritórios Comerciais e Câmaras de Comércio Texana (EUA), Business France (escritório comercial francês ligado à embaixada), e Associação de Exportadores do Peru (ADEX).
Dentre as atividades programadas estão:
Montagem e manutenção de um sistema de aquaponia, como alternativa de produção;
Sala demonstrativa sobre biocarrapaticidograma, destacando a importância dos testes de resistência;
Ciclo sustentável da piscicultura ao cafezal, com sistemas de recirculação aquícola na criação de tilápia e no cultivo de café;
Exposição e comércio de animais da raça Girolando;
Ranicultura, abordando a produção e manejo da Rã-Touro;
Oficina de filetagem de peixe;
Produção de biogás como alternativa de energia no meio rural;
Projeto Peixe Saudável, com procedimentos básicos para o monitoramento da fauna de parasitos em peixes;
Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec) como unidade referencial;
Alternativas de suplementação na nutrição de bovinos;
Seminário de Agricultura de Baixo Carbono – Plano Setorial ABC, entre outras.
*Com informações da assessoria