Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Professora Raimunda da Cruz: mais de duas décadas de dedicação à educação infantil de Maués

Por Keysiane Vitória*|
Foto: Keysiane Vitória|

Aos 54 anos, a professora Raimunda do Socorro Rolim da Cruz possui amplo conhecimento no campo da educação infantil. Tudo começou quando Padre Bruno a convidou para lecionar na escolinha Pinóquio em Maués, um momento decisivo que despertou nela a realização de um sonho. Embora já tivesse o magistério, Raimunda não acreditava que se tornaria professora.

Cinco anos após seu início na escolinha, ela ingressou definitivamente na educação infantil, área na qual trabalha até hoje com paixão. “Trabalhar com educação infantil é meu dom, é o que eu amo fazer”, afirma a professora, que passou no concurso para professora em 2001, consolidando sua carreira.

Com mais de 20 anos dedicados ao ensino infantil, Raimunda ressalta o prazer de trabalhar com crianças, destacando que aprende muito com elas, apesar de ser a educadora. “As crianças são autênticas, e cada dia traz novos aprendizados”, diz.

Os desafios ao longo de sua carreira foram muitos, especialmente com as mudanças nas metodologias de ensino. Adaptar-se a novas formas de trabalho tornou-se essencial. Hoje, seu ensino é lúdico, repleto de criatividade, buscando cativar a atenção dos pequenos através da leitura e atividades de faz de conta. “Não é apenas coordenação motora, leitura ou pintura; é tudo que envolve desenvolver a criatividade e o aprendizado das crianças”, explica.

A diversidade em sala de aula é abordada por Raimunda de maneira inovadora, utilizando a caracterização e a contação de histórias para motivar e desenvolver as habilidades dos alunos. “Através das histórias, as crianças começam a falar mais, a desenhar e a melhorar em todos os aspectos”, compartilha.

Além da sala de aula, a professora é uma pessoa caseira que valoriza momentos com a família, gosta de assistir televisão e frequenta regularmente a igreja. Sempre buscando aperfeiçoar suas habilidades, ela recentemente iniciou um curso de educação continuada, que considera um incentivo adicional em sua carreira. “Pretendo sempre me esforçar mais para poder oferecer o melhor aos meus alunos”, conclui.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Maués

#educacao #primeirainfancia #desenvolvimento #professora #maues #amazonas #noarmaues

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação