Grupo de Dança Maráguas: a celebração do mito da origem do Guaraná
Larissa Elias* |
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maués |
O Maráguas é um grupo de dança renomado que se destaca na Festa do Guaraná de Maués, um evento tradicional do município. O grupo é conhecido pelas apresentações que combinam elementos da cultura indígena e da tradição ribeirinha, celebrando a rica herança cultural da região.
O grupo participa da Festa do Guaraná como parte das apresentações culturais do evento, que se baseiam na oralidade do povo indígena Sateré Mawé sobre o mito da origem do Guaraná. Segundo o mito, em tempos imemoriais o Guaraná nasceu do olho direito do príncipe Mawé Anumarei’t.
Presença constante e aguardada no evento, o Maráguas conquista o público com coreografias e figurinos bem elaborados.
As danças narram e encenam histórias da mitologia indígena e da vida cotidiana na Amazônia, criando uma conexão profunda entre a plateia e a cultura local. Durante a festa, os dançarinos encenam o Mito do Guaraná Mawé.
A dedicação e o talento dos Maráguas enaltecem a Festa do Guaraná e ajudam a preservar a cultura amazônica. Através de suas apresentações, eles inspiram orgulho nas tradições locais e fomentam um maior reconhecimento da riqueza cultural do Amazonas no cenário nacional.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Maués