21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada no Ifam em Manacapuru
Por Débora Cristiny*|
Foto: Divulgação |
Até 19 de outubro, o campus de Manacapuru do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) será palco da 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento reunirá estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral em um espaço de reflexão e diálogo sobre ciência, tecnologia e saberes tradicionais.
A SNCT deste ano visa destacar pesquisas recentes, projetos inovadores e iniciativas que integram ciência e tecnologia com conhecimentos tradicionais, focando em soluções para os desafios enfrentados pelos biomas brasileiros.
A programação inclui uma série de atividades que prometem aproximar a comunidade da ciência e estimular o pensamento crítico.
Os participantes terão acesso a uma programação diversificada, que contará com:
- Minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas com especialistas das mais diversas áreas;
- Exposições de projetos científicos e apresentações culturais;
- Jornada Técnico Científica (JORTEC), evento que reúne trabalhos acadêmicos e técnicos;
- VI Mostra de Extensão, com projetos de extensão desenvolvidos por alunos e professores;
- Feira de Empreendedorismo, espaço para a divulgação de negócios e iniciativas inovadoras;
- Encontro de Egressos, onde ex-alunos poderão compartilhar suas trajetórias profissionais e experiências após a formação.
Além disso, o Ifam campus Manacapuru está de portas abertas para receber estudantes do 9º ano de escolas convidadas, proporcionando a eles a oportunidade de explorar o ambiente acadêmico e participar das atividades.
A presença desses alunos visa inspirar o interesse pela ciência e tecnologia desde cedo, ampliando suas perspectivas sobre o ensino e a pesquisa.
O evento promete ser uma oportunidade única para a troca de conhecimentos, a integração da comunidade acadêmica e o fomento ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas.
A entrada é gratuita
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru