Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de outubro no Amazonas

Da Redação* |
Fotos: Divulgação |

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) segue até o dia 26 de outubro em todo o estado do Amazonas. A ação, operacionalizada pelas secretarias municipais de saúde, visa proteger a população contra as complicações da gripe, especialmente em grupos de risco.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% do grupo prioritário, que inclui: idosos, gestantes, crianças (6 meses a menores de 5 anos), profissionais de saúde e de educação, puérperas, pessoas com comorbidades, população indígena, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, população e funcionários do sistema privado de liberdade.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é essencial que todos os cidadãos dos grupos prioritários compareçam a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se imunizarem. “A vacina é a arma mais importante de prevenção contra vírus e doenças. Eu peço que pais e mães levem seus filhos, assim como as gestantes, idosos e os demais integrantes dos grupos prioritários, se dirijam a uma unidade de saúde e recebam o imunizante”, disse.

O Amazonas recebeu 1,9 milhão doses do imunizante, que foram distribuídas para os 62 municípios do estado no mês de agosto. A campanha iniciou dia 2 de setembro.

A vacina utilizada na campanha é a trivalente, o que significa que ela protege contra três cepas do vírus Influenza, atualizadas conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para se vacinar são necessários a caderneta de vacinação e documento pessoal com foto.

Locais e horários de vacinação

Os pontos de vacinação estão distribuídos em Unidades Básicas de Saúde e postos móveis em toda a capital e no interior. Cada município também é estimulado a planejar a realização de um Dia D de mobilização para intensificar a vacinação do público local.

Proteção ampliada

Além de proteger contra a gripe, a vacinação contribui para reduzir a sobrecarga no sistema de saúde. A vacina contra a gripe pode ser aplicada no mesmo momento em que outras do Calendário Nacional de Vacinação, visando a atualização das imunizações de forma segura.

*Com informações da assessoria

#saude #vacinacaocontragripe #maues #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Saúde