Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Secretaria de Cultura incentiva agentes culturais a inscreverem seus projetos nos editais da Política Nacional Aldir Blanc, em Figueiredo

Por Rodrigo Oliveira* e Redação
Foto: Arquivo pessoal e Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas

 

Dean Moraes Vieira (foto 1),  de 29 anos, é integrante da equipe técnica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas. Ao lado de seus colegas, ele trabalha para fortalecer a cultura local por meio de projetos e editais de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), fundo de cultura do Governo Federal. Neste mês de novembro, a Secretaria levou a iniciativa ao município de Presidente Figueiredo.

Dean explica que levar o projeto a Presidente Figueiredo era uma meta importante e tem como objetivo de incentivar agentes culturais a desenvolverem seus projetos.  “Nosso objetivo é encontrar e apoiar os fazedores de cultura que estão menos visíveis, especialmente aqueles em regiões afastadas. Queremos alcançar minorias como povos indígenas, comunidades negras e moradores de zonas rurais, que muitas vezes têm menos oportunidades de acesso à cultura. Queremos que eles se informem, participem do projeto e realizem seus sonhos”.

Artistas têm até 17 de novembro para submeter projetos culturais

Os artistas e fazedores de cultura do Amazonas ganharam mais tempo para inscreverem seus projetos nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As inscrições foram prorrogadas até o dia 17 de novembro de 2024.

Com 12 editais abertos, a iniciativa abrange diversas áreas, como artes visuais, audiovisual, circo, dança, música, hip hop, literatura, teatro, cultura popular, além de ações voltadas para povos indígenas, negros e pessoas trans.

A prorrogação visa principalmente beneficiar os artistas do interior do estado, que enfrentam desafios logísticos para submeter suas propostas dentro do prazo inicial. Agora, com mais tempo, espera-se que esses produtores culturais possam concorrer de forma mais equitativa.

Os interessados precisam ser pessoas físicas ou jurídicas com inscrição atualizada no Cadastro Estadual da Cultura, além de residirem ou estarem sediados no Amazonas. Todos os editais e formulários de inscrição estão disponíveis no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br/pnab-amazonas).

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Figueiredo 

#cultura #oportunidade #figueiredo #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em oportunidade