Conheça a artesã Nete Rodrigues, uma moradora da comunidade do Tumbira apaixonada pela Amazônia
Por Murilo Andrade* com colaboração de Zahyra Garrido|
Foto: Arquivo Pessoal |
Nete Rodrigues, de 44 anos, é uma moradora da comunidade do Tumbira e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), em Iranduba. Sua trajetória é marcada por muito trabalho, paixão pelo que faz e uma forte conexão com a natureza amazônica, um lugar que ela descreve como maravilhoso.
Com o coração voltado para a arte e a culinária, Nete é artesã por profissão, mas sua dedicação vai além. Atualmente, ela atua como prestadora de serviços no Núcleo Agnello Bientecol Fas, onde contribui com seu talento e comprometimento.
No entanto, o que realmente a motiva é o seu próprio negócio, que envolve tanto o artesanato quanto a produção de alimentos. Ela prepara com maestria pizzas, salgados e o tradicional x-salada, e revela que adora cozinhar. Para Nete, cada prato preparado é uma expressão de carinho e dedicação, o que torna seu trabalho ainda mais especial.
Embora sua profissão tenha sido marcada pela arte, Nete está também concluindo o ensino médio, um passo importante em sua jornada de aprendizado e crescimento pessoal. Com muitos planos para o futuro, ela sonha em concluir a construção de sua casa e expandir seus negócios, com a perspectiva de oferecer hospedagem aos visitantes da região, criando uma pousada.
“É um lugar onde o custo de vida é acessível, e a vida saudável é um reflexo do ambiente ao nosso redor. A diversidade da floresta, a calmaria dos rios e o contato diário com a natureza são fontes inesgotáveis de inspiração “.
Com um espírito acolhedor e apaixonado pela Amazônia, Nete deixa uma mensagem especial para aqueles que desejam conhecer essa região tão única. “Venha descobrir o pulmão do planeta. A Amazônia te espera com sua beleza exuberante, selvagem, sua diversidade e a experiência incrível que só ela pode oferecer”, ressalta.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Iranduba