Estádio Valdirzão: conheça a história do local e campeonatos realizados no município de Manaquiri
Por Maria Lucila* |
Fotos: Liga Esportiva de Manaquiri |
Localizado na rodovia AM-354 – Km 02, o Estádio Municipal Valdomiro Gusmão de Aguiar, conhecido popularmente como Valdirzão, é um espaço que marcou os fãs do esporte manaquirense.
O nome do estádio foi homenagem uma homenagem a um grande servidor público e desportista de Manaquiri e desportista Valdomiro Gusmão de Aguiar .
Luiz Gusmão de Aguiar, de 64 anos, que viu a construção do estádio e inauguração em 2012, comenta sobre a importância do estádio Valdirzão. “É muito bonito de se ver hoje Manaquiri possuindo um campo de futebol maravilhoso. Antes de ser construído, o estádio local era um campo de terra cheio de buracos. Com a ajuda do povo e da administração pública, o estádio foi construído para o benefício de todos os atletas manaquirenses e valorização do esporte no município”.
Em 2020, o estádio voltou às suas atividades normais após a reinauguração do espaço, no dia 15 de agosto do mesmo ano. Já em 2021, permaneceu fechado devido às orientações sanitárias de saúde em consequência da pandemia de Covid-19.
História dos campeonatos
Tendo como sua primeira inauguração e jogo oficial no dia 28 de junho de 2012, com a participação de atletas do município de Coari na Segunda Fase e Final da Copa dos Rios na categoria principal, onde a seleção de Manaquiri venceu a seleção de Coari por 3 a 2.
Em 2013, os jogos do Nacional Fast Cube do Campeonato Amazonense, o Barezão, e Primeira Fase da Copa dos Rios Sub-19 de Futebol Amador organizados pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), que reuniu diversos torcedores nas arquibancadas. Tendo como campeões no 1° turno o time Princesinha do Solimões, que jogou contra os atletas das equipes do Nacional Fast Clube.
Entre 2015 e 2019, não houve evento no ambiente esportivo, sendo apenas utilizado para treinos da Seleção de Futebol Municipal de Manaquiri e amistosos de equipes locais.
Em 2022 o estádio foi palco da Copa dos Rios, organizado pela FAF, em parceria com a Liga Esportiva de Manaquiri e Prefeitura Municipal de Manaquiri, onde o elenco do município foi desclassificado por escalar jogador irregular na partida contra Careiro Castanho.
Em 2024, o estádio teve uma programação intensa, com a realização a Copa dos Campeões de Futebol Amador, a Copa José Rolim de Futebol Master e os Jogos Escolares Indígenas organizado pela administração pública do município. Foi realizada, ainda, Copa da Floresta, além de semifinais e final da Copa Centenário da Comunidade Bom Intento, organizado pela Liga Esportiva de Manaquiri.
A expectativa para novos jogos e campeonatos para 2025 deixa diversos atletas empolgados e causa expectativa para os torcedores que desejam assistir jogos emocionantes.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri