Barco Hospital São João inicia atendimentos em Manaquiri nesta sexta-feira (17/01)
Da Redação*|
Foto: Evandro Seixas | SES-AM
O Barco Hospital São João XXIII inicia a primeira expedição de atendimento em saúde de 2025, na sexta-feira (17/01), na comunidade Vila do Janauacá, no município de Manaquiri, onde permanecerá até o dia 23 de janeiro. A ação levará à população atendimento em oito especialidades médicas e na área odontológica, além de exames, dispensação de medicamentos e vacinação.
A previsão é de efetuar cerca de 2.400 atendimentos, segundo a secretaria estadual de saúde. Entre os serviços ofertados estarão especialidades como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Saúde da Família, Radiologia e Odontologia.
Serviços
Os serviços no Barco Hospital São João XXIII iniciam às 7h. No local, além dos atendimentos nas especialidades médicas, são realizados exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, além da dispensação de medicamentos e vacinação.
Para atendimento, os interessados devem comparecer ao local munidos com o cartão do SUS ou qualquer documento de identificação pessoal. Após a triagem, serão encaminhados para o serviço desejado. A unidade fluvial também conta o apoio de duas ambulanchas para a realização transferências, caso necessário.
Barco Hospital
O Barco Hospital possui uma estrutura hospitalar completa, com a oferta de consultas médicas, exames e cirurgias geral de média complexidade e o objetivo da embarcação é oferecer serviços médicos em regiões de difícil acesso.
A embarcação foi construída pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições.
O governo estadual do Amazonas firmou convênio com a entidade, para utilização nas ações de saúde no interior do Estado. Este ano, o Barco Hospital deve percorrer 22 municípios. Em fevereiro, os serviços de saúde serão oferecidos em Novo Airão e Manacapuru. Em março, a embarcação passará por Anori e Codajás.
*Com informações da assessoria