Vacinação contra gripe é recomendada como medida no combate às doenças respiratórias em Rondônia
Da Redação* |
Fotos: Pedro Adilon/ Secom-RO |
Entre as medidas essenciais tomadas para combater a proliferação de doenças respiratórias, como a gripe, a imunização tem sido uma proteção importante na diminuição de infecções da população e complicações ainda mais graves em grupos de risco, em Rondônia.
A vacina é distribuída aos municípios do estado e pode ser encontrada nos postos de atendimento.
Em parceria com os municípios, o governo estadual reforça a importância da população procurar os postos de atendimento, principalmente para quem pertence a grupos de risco, tais como: idosos; crianças menores de 5 anos; gestantes; pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, entre outros), além de profissionais de saúde que necessitam de proteção adicional.
Segundo o infectologista da secretaria estadual de saúde (Sesau), Armando Noguera, a forma mais eficaz para prevenir a infecção consiste em ir em busca da imunização. “A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para combater as cepas mais circulantes, a exemplo do que ocorre neste período de maior incidência das doenças respiratórias no inverno amazônico. Um indivíduo ao ser imunizado não só se protege, mas contribui para diminuição da transmissão do vírus na população”, explicou.
O especialista reforça que, ao tomar a vacina, a população pode diminuir consideravelmente as infecções graves e complicações decorrentes da gripe, tratando-se de uma medida coletiva de saúde pública. O procedimento também é reconhecido pela segurança e potencialidade em salvar vidas, evitando hospitalizações e sobrecarga no sistema de saúde, especialmente nas épocas de maior demanda.
Vacinas e insumos
A administração estadual tem assegurado o fornecimento contínuo de vacinas e recursos aos municípios de Rondônia, de forma a garantir o abastecimento e a disponibilidade para atender à população.
Com a colaboração de todas as esferas de governo e a distribuição eficiente de insumos fortalecida, cada município tem o atendimento necessário para proteger a população no combate à gripe.
*Com informações da assessoria