Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Ciências Agrárias: profissão essencial para o progresso de comunidades como Rio Preto da Eva

Por: Iasmim de Moraes Tavares | Foto: Reprodução/internet

 

As Ciências Agrárias são fundamentais para a produção de alimentos, a conservação ambiental e o desenvolvimento rural. A área envolve agronomia, zootecnia e engenharia agrícola, permitindo que profissionais atuem na pesquisa, ensino, gestão ou como empreendedores.

Um exemplo de dedicação nessa área é o doutor em Ciencias Agrárias, Edinei de Souza e Silva. Ele é orientador técnico, pesquisador e presidente da Asprod, uma associação de produtores rurais em Rio Preto da Eva. “Nosso trabalho impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade”.

Ele lembra que instituições como  Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferecem suporte técnico e qualificação para os agricultores, que cultivam produtos como laranja, mamão, banana, melancia e pitaya. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura das estradas rurais dificultam a escoagem da produção.

Essa é uma profissão versátil e cheia de oportunidades, que permite trabalhar no ensino, na pesquisa, na gestão de empresas ou até mesmo abrir o próprio negócio. “As Ciências Agrárias acolhem profissionais com diferentes interesses e habilidades. Se você deseja contribuir para um mundo mais sustentável e produtivo, essa é a profissão certa para você”, conclui o Edinei.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rio Preto da Eva

#economia #produçãorural #riopretodaeva #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Economia