Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Codajás se prepara para 34ª Festa Cultural do Açaí com shows ao vivo e escolha da Rainha

Por: Redação | Fotos: Divulgação

 

Nos dias 02, 03 e 04 de maio, o município de Codajás será palco da 34ª edição da tradicional Festa Cultural do Açaí, um dos eventos mais aguardados do calendário amazonense. A programação inclui shows musicais, concursos artísticos e gastronômicos, além das competições tradicionais como a disputa entre barracas e o cobiçado título de Rainha do Açaí, que este ano premiará a vencedora com um carro e mais duas motos para 1° e 2° princesa.

 

CONCURSOS E EXPOSIÇÃO

 

Com foco na valorização do açaí, símbolo da identidade local, o evento traz atividades como concursos pinturas, entalho em madeira, arranjo em Capemba, concurso de poesia e música com letras temáticas, além de um concurso gastronômico que explora a versatilidade do fruto. Das fantasias das candidatas à Rainha até os pratos e decorações é confeccionado com a matéria-prima do açaí, reforçando a importância econômica, cultural e simbólica do produto na vida dos codajaenses. Além disso, o evento conta com exposiçãos de peixes em aquários, produtos e veículos, e comercialização de artesanatos, cosméticos e biojoias. Um dos momentos esperados é a coroação da Rainha do Açaí, que são mulheres que desfilam com trajes e fantasias feitas por artistas locais e tudo com açaí.

 

SHOWS AO VIVO

A programação musical conta com grandes nomes da cena nacional, como Murilo Huff e JM Puxado, além de artistas consagrados da região, como Vanderley Andrade, Uendel Pinheiro, Jorge Japa, Jhon Veiga, Vanda Guedes e diversas bandas locais. A pluralidade de atrações promete movimentar o município e atrair visitantes de toda a região.
Codajás é referência quando o assunto é açaí.

TÍTULO DE CAPITAL DO AÇAÍ E SELO IG

O município é um dos maiores produtores da fruta no estado, e em 26 de março de 2024, conquistou o Selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) . Já em 2 de maio de 2024, a cidade foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Legislativa do Amazonas como a Capital Amazonense do Açaí, por meio da Lei nº 6.611/23, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo.

 

PRODUÇÃO DE AÇAÍ

 

A produção de açaí em Codajás é significativa. Em 2024, o município produziu 20 mil toneladas do fruto, sendo o maior produtor do estado do Amazonas. A cadeia produtiva movimentou mais de R$ 31 milhões na economia estadual entre 2018 e 2021. Cerca de 600 produtores trabalham diretamente com o açaí, e aproximadamente 70% da população está envolvida em atividades relacionadas à produção e escoamento do fruto.
“A Festa do Açaí é muito mais do que um evento cultural, é um momento de orgulho para o nosso povo, de reconhecimento da nossa história e da força da produção do açaí que sustenta tantas famílias. Estamos preparando uma grande celebração para todos”, afirmou o prefeito Tonho Santos.

*Com informações de Assessoria de Imprensa

#Codajás #Amazonas #FestaDoAçai

Oferecimento:
Últimas notícias em Festa