Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Festival de Parintins: ‘Galeria Cidade Aberta’ inicia ciclo de debates e prevê 15 novos murais em 2025

Foto: Eduardo Melo/Divulgação

 

A 4ª edição do projeto Parintins Galeria Cidade Aberta iniciou sua programação com o Ciclo de Debates, na terça-feira (07/05), em Parintins. As atividades seguem até esta quinta-feira, 9 de maio. O projeto busca conectar o público ao Festival de Parintins fora de época, valorizando a cultura amazônica por meio de murais que retratam sua história, cores, vozes e ancestralidade.

A iniciativa é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Os encontros acontecem em espaços como o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Escola Estadual Senador João Bosco, todos no município de Parintins.

Nesta quarta-feira (07/05), às 19h, terá Ciclo de Debates “De Parintins para o mundo ver (e vice-versa)”, com participação dos artistas Raiz, André Hullk, Mestre Evanil, Lenilson Bentes (do Movimento Amigos do Garantido) e Glaucivan Silva. A mediação será dos professores Diego Omar e Tiago Rocha; e o debate contará com a presença do professor Carlos Carvalho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento será realizado no Centro de Estudos Superiores da UEA, em Parintins.

A edição de 2025 promete ser a maior em número de murais já realizada. Neste ano, a previsão é que sejam pintados 15 novos murais, totalizando 1.827 metros quadrados de arte urbana, com a participação de 85 artistas. Ao fim da edição, o projeto pretende alcançar a meta de 8 mil metros quadrados de arte produzida.

Para o curador do projeto e professor da UEA/Parintins, Diego Omar, o ciclo de debates é uma importante ferramenta de engajamento social. “Nossa ideia é que o projeto gere impacto social, pois não se trata apenas de embelezamento urbano. A arte urbana e o grafite são expressões que provocam reflexão, crítica e uma nova leitura do espaço a partir da memória coletiva. Trabalhamos exclusivamente com temas amazônicos. Ver os artistas compartilhando suas trajetórias e dialogando com a comunidade é muito gratificante”, afirmou.

Na quinta-feira (08/05), às 9h, será realizado o segundo encontro do Ciclo de Debates, com o tema “Nem só de boi é feita a arte parintinense”. Participam os artistas Jarbad Lobão, Curumiz, Levi Gama, Andrew Vianna e Dennis Amoedo. O professor Guy Amado (Ufam) será o debatedor, com mediação novamente de Diego Omar e Tiago Rocha. O evento será na Escola Estadual Senador João Bosco, no Centro de Parintins.

Lançado em 2022, o projeto Parintins Galeria Cidade Aberta tem como objetivo ampliar o circuito cultural além do Bumbódromo, integrando-se à programação do Festival Folclórico de Parintins. A iniciativa gera não apenas murais artísticos, mas também emprego e renda para dezenas de artistas que atuam fora dos galpões dos bois-bumbás.

 

*Com informações de assessoria 

#cultura #parintins #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura