
A trajetória de Tainan Smaha: da memória familiar à fotografia profissional
Por: Mayssa Ludmila* | Foto: Arquivo pessoal
Tainan Smaha, 32 anos, mãe de duas meninas e fotógrafa, descobriu a importância da fotografia ainda na infância, ao lado do pai, que fazia questão de comprar câmeras para registrar os momentos em família. “A fotografia sempre esteve presente na minha vida, desde a infância. Meu pai fazia questão de registrar nossos momentos e comprava câmeras para que pudéssemos ter fotos da família. Na época, eu não imaginava o quanto isso se tornaria valioso para mim”, relembra Tainan.
A perda da mãe, quando tinha apenas 13 anos, reforçou ainda mais o valor das imagens em sua vida. “Foi a partir disso que entendi: fotos são mais do que imagens. São nossa história viva, nosso elo com quem já partiu e com quem ainda virá”, contou emocionada.
Durante a pandemia, enquanto atuava na área de marketing, Tainan percebeu que a fotografia poderia ir além de um hobby ou memória, tornando-se sua missão profissional. “Percebi a necessidade dos meus clientes e me vi cada vez mais envolvida com a arte de registrar”, disse. Em 2024, deu um passo importante e abriu seu primeiro estúdio. “Dei o passo mais corajoso da minha vida: abri meu primeiro estúdio, com uma câmera, uma lente e um sonho. De lá pra cá, enfrentei muitos desafios, mas em todos eles, Deus esteve na direção e preparou tudo como tinha que ser para mim”, completou.
Hoje, Tainan segue investindo em novos equipamentos e aprendendo novas técnicas para aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho. “Fotos não são apenas registros… são legados. São o que nos ajuda a entender nossas origens e a contar nossas histórias por muitos e muitos anos”, afirma. Ela incentiva todos a registrarem seus momentos: “Registrem os momentos, guardem, revelem… porque no fim ou no começo de cada ciclo, são elas que nos farão nos recordar toda a nossa trajetória”.
Para Tainan, as fotos são expressões de afeto, carinho e memórias silenciosas que nos mantêm vivos. Ela finaliza com uma reflexão: “Quando sua memória falhar, o que te fará recordar?”.
Quem quiser conhecer o trabalho de Tainan pode seguir seu Instagram profissional: @studiosmfotografia ou agendar um horário pelo WhatsApp: (69) 99245-9472. “Será uma honra registrar sua história com todo carinho e a verdade que ela merece”, conclui.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes
Oferecimento:

